:: Agenda

Lançamento de livro aborda a Gestão de Crises

14/8/2013 9:00:00

Obra Gestão de Crises e Comunicação de autoria de João José Forni, jornalista e professor de pós-graduação em cursos de Comunicação Pública e Empresarial, lançado pela Editora Atlas, aborda o tema sob o prisma da gestão operacional e da comunicação. Como diz o prefaciador, jornalista Miguel Jorge, é uma obra necessária. É também dos mais consistentes livros de gestão de crises produzidos no Brasil.

O autor, com larga experiência em gestão e comunicação corporativa, há mais de dez anos se concentra em acompanhar e estudar a maioria das grandes crises corporativas ocorridas no Brasil e no mundo. Ao se debruçar sobre o tema, apoiado por um denso e minucioso levantamento bibliográfico de dezenas de publicações e entrevistas com especialistas, do Brasil e do exterior, produziu um livro de leitura indispensável para empresários, gestores públicos, profissionais de comunicação, pesquisadores e alunos. Um estudo completo sobre gestão de crises, escrito como se fosse uma grande reportagem.

O lançamento se divide em seis capítulos: conceito, origem e tipos de crise; reputação e imagem; prevenção de crises; o processo de gestão de crises; comunicação de crise e relações com a mídia e, finalmente, a Sociedade Vigiada, abordando a internet, novas tecnologias e redes sociais. Cada uma das partes do livro constitui um painel independente, como se fosse um livro temático.  

No Brasil, o tema gestão de crises ficou muito limitado aos profissionais de relações públicas e jornalismo ou aos especialistas das áreas operacionais. Executivos e gerentes, em geral, não se especializaram numa competência indispensável para momentos críticos do mundo empresarial e globalizado.

Gestão de Crises e Comunicação procura trazer os gestores – CEOs, executivos, gerentes –, junto com o pessoal de comunicação, para o cenário das crises.  O tema tratado no livro é essencial na bibliografia de administração, gestão e comunicação corporativa. Executivos, autoridades públicas, políticos, empresários, gerentes, gestores de governo encontrarão informações e análises relevantes sobre como evitar e administrar crises corporativas e públicas.  Já os profissionais da área de comunicação organizacional, como publicidade, relações públicas, jornalismo, marketing e cultura; estudantes, pesquisadores e empresas de comunicação corporativa, além de conhecer uma densa bibliografia de gestão de crises, terão acesso a dicas práticas de como se planeja, administra e executa a comunicação nos momentos críticos. 

Atualizado com análises e comentários das últimas grandes crises corporativas do mundo, em mais de 50 cases, o livro contém ainda um Apêndice com roteiros de manual de gerenciamento de crises e modelos de comunicados para a imprensa e de auditoria. É uma obra para ser lida e debatida no ambiente profissional, principalmente para quem se preocupa com resultados e o futuro das organizações. 

Serviço

Livro: Gestão de crises e comunicação

Autor: João José Forni

Prefácio: Miguel Jorge

Editora: Atlas (2013)

Páginas: 300

Edição impressa e digital

Foto Livro Gestao de Crise



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados