:: Tome NotaO fim da fronteira entre marcas e varejo26/10/2017 10:18:00 |
Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como off-line, os profissionais de marketing precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de trade marketing |
A Criteo,
empresa de tecnologia especializada em marketing de performance, encomendou o
estudo "Trade Marketing in Transition” (Trade Marketing em Transição) com
a Kantar Millward Brown para entender como as agências e profissionais de
marketing estão desenvolvendo estratégias de trade marketing juntos aos
varejistas para aumentar a exposição e vendas de seus produtos.
Com o crescimento do ecommerce em vários países
e maior foco em acompanhar a jornada do consumidor em dispositivos e canais, há
uma crescente demanda por associar verbas de branding e trade marketing, o que
foi indicado por 53% dos entrevistados entre os principais investimentos a ser
realizado no futuro. Esta combinação inclui especialmente a disposição de
produtos nas prateleiras, promoções temporárias, destaque nas pontas das
gondolas e ações de marketing nas lojas.
"O marketing de varejo está passando por
uma profunda mudança. Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online
como off-line, os profissionais de marketing precisam adaptar com urgência suas
verbas e estratégias de trade marketing. Este estudo confirma que os varejistas
precisam de soluções que permitam a mensuração em tempo real do ROI e o fim da
separação entre off-line e online em favor do omnichannel", afirma
Alessander Firmino, diretor da Criteo para América Latina e Brasil.
"Especialmente nos setores de bens de
consumo e alimentício há uma indicação clara de que este é o momento certo para
alinhar branding e trade marketing", diz Adrian McCallum, diretor sênior
da Kantar Millward Brown. "Este movimento, combinado com uma maior
integração da tecnologia digital, ajuda a conectar os esforços de marketing com
as vendas e criar maior eficiência para as ações de trade marketing",
acrescenta.
Confira as principais conclusões da pesquisa
realizada com profissionais de marketing:
• Principais desafios do marketing de varejo: os entrevistados
apontaram que a mensuração / atribuição (59%) e a rastreabilidade (58%) são
desafios de trade marketing que precisam ser superados. Alcançar consumidores
mais jovens (56%) e a complexidade do processo (55%) também estão entre os
principais pontos mencionados.
• Ecommerce indispensável: 50% dos entrevistados classificaram as vendas online como
entre “disruptivas e altamente disruptivas" para suas indústrias.
• Crescimento da pesquisa paga: nos próximos cinco anos a “pesquisa paga” foi
considerada uma área com maior expectativa de melhoria da eficácia (62%). As
campanhas de mídia impressa devem apresentar a maior diminuição de efetividade
(52%).
• Desafios do Trade Marketing no Ecommerce: conflitos entre sites
de marca e de varejo (28%) e a complexidade do processo (27%) foram indicados
como as 2 principais preocupações relacionadas com a condução de estratégias de
marketing de produtos no ecommerce em comparação com o varejo físico.
• Lista de desejos do varejo: métodos mais simples para medir a eficácia
(58%), a visão holística do comprador (56%) e a combinação das verbas de trade
marketing e branding (53%) foram os 3 primeiros itens da lista de desejos para
realizar investimentos futuros.
Outros pontos de destaque do estudo:
• Os varejistas devem utilizar estratégias de
veiculação de anúncios de listas de produtos (product listing ads) e
publicidade display para aumentar as vendas e as receitas.
• Considerando que a pesquisa paga no e-commerce tem uma representatividade
importante dos investimentos futuros, as marcas devem continuar a desenvolver a
capacidade de gerenciar esta estratégia de trade marketing.
• Assim como fazem no varejo off-line, marcas e
varejistas precisam se unir para desenvolver melhores práticas para ampliar as
vendas, bem como definir estratégias eficazes e formas de mensuração para
avaliar o impacto das ações de trade marketing online.
Metodologia de estudo
Para avaliar as estratégias de trade marketing
e as verbas, a Criteo trabalhou com a Kantar Millward Brown para desenvolver
uma pesquisa que pudesse ser realizada juntos a profissionais de marketing que
definiram as verbas de marketing nos últimos 10 anos.
Cem executivos foram entrevistados por telefone
ou convidados a participar de uma pesquisa online. A metade dos entrevistados
atua no setor de bens de consumo e o restante entre Eletrônicos, Vestuário,
Brinquedos e Saúde e Beleza.
Para uma ter acesso aos resultados completos do
relatório “Trade Marketing in Transition”, visite
http://www.criteo.com/resources/trade-marketing-in-transition/.
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