:: Reporter JCC

Anuário entra na adolescência mirando os próximos 10 anos
Vany Laubé
16/5/2018 11:11:00
A primeira atividade do #congressomegabrasil2018 foi o lançamento do anuário.

Desde a manhã de hoje (16/5), o Centro de Convenções Rebouças (CCR), em São Paulo, vem sediando a 21ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A jornada de dois dias começou com o lançamento de mais uma edição do Anuário da Comunicação Corporativa, em apresentação feita pelo publisher  Eduardo Ribeiro, e pelo  diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, Maurício Bandeira.

Inovação

A publicação fechou em 144 páginas e 50 apoiadores. Eduardo Ribeiro destacou que, pela primeira vez em onze anos de existência, seu conteúdo jornalístico foi baseado em uma temática. “A ideia foi olhar para frente, buscando contemplar as principais moedas do mercado pelos próximos dez anos”, disse. Em cinco matérias especiais, elaboradas por Carlos Henrique CarvalhoDanylo MartinsMartha FunkeRenato Cruz e Vanderlei Campos,  o anuário destaca insights sobre como será a agência do futuro, os stakeholders com os quais todos se relacionarão, a prevalência (ou não) da reputação como principal moeda de uma marca, o novo desenho tecnológico da atividade sob o impacto de big data e inteligência artificial, em especial a internet das coisas. A publicação também traz o ranking das Agências de Comunicação, os indicadores da atividade econômica, incluindo o desempenho financeiro em 2017 e tendências para o ano, além de duas pesquisas, uma sobre Compliance desenvolvida pela Aberje, e outra sobre o desejo digital e a presença ainda analógica das empresas, assinada pela Cristina Panella Planejamento e Pesquisas.

Perfil de mercado

O diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, Maurício Bandeira, apresentou o perfil da agência brasileira de comunicação. “Mulher paulista entre 20 e 30 anos, jornalista, com muitas especializações e crescentes vínculos internacionais, ela vem aumentando seu interesse em mídias digitais e iniciando sua participação em responsabilidade social.

A interlocução entre seus clientes se dá com representantes da alta direção, da área de Comunicação e da área de Marketing. Se auto define como inovadora, comprometida, focada, eficiente, focada e com atendimento personalizado e de qualidade”, disse.  Para ele, esse perfil é muito interessante porque representa uma mudança na formação profissional dos colaboradores do quadro das agências. “Ainda que os jornalistas sejam em maior número, as agências começam a despontar com mais profissionais da área de PP, designers, profissionais de TI e produtores de cinema”, disse.  “Isso mostra uma tendência de atuação das agências e uma mudança das competências para responder às necessidades do mercado que também passam a ser outras”, complementou.

Quanto às atividades das agências, a multiplicidade de atividades vem crescendo e somando-se ao que as agências sempre ofereceram, notadamente o relacionamento com a mídia. “Existe uma convivência de demandas já consolidadas com novas demandas. E as inovações realizadas em 2017 não por acaso – todas voltadas para a área digital – predominam. As agências vêm o futuro trabalhando casadas com as áreas de marketing, com parcerias ou criação dessas áreas internamente”, disse.  Por fim, ele citou o otimismo do mercado em relação ao ano passado, ao revelar um crescimento de intenções das 50 maiores agências em expansão este ano. “Desde 2009, há um crescimento vertiginoso e positivo no faturamento global das agências. Ainda que em 2017 tenha havido um decréscimo na área, que não chegou a refletir negativamente no resultado global, 71% das maiores agências de mercado disseram que pretendem expandir seus negócios contra 69% do ano passado”.

O Anuário da Comunicação Corporativa – 2018 está sendo distribuído para os congressistas participantes durante o evento e poderá ser adquirido a partir da próxima segunda-feira, na sede da Mega Brasil Comunicação. Informações pelo telefone (11) 5576-5600. 



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados