:: Agenda

O mercado 60+ em debate

6/5/2019 10:54:00
Durante todo o dia, a programação do fórum discutirá diferentes aspectos da emergência desse mercado - da chamada economia da longevidade e da segmentação até a presença de idosos no ambiente digital e nas campanhas de publicidade e marketing

A ESPM SP e a empresa de eventos Free Aging realizam, em 9 de maio, o Fórum de Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho. O evento reúne pesquisadores, empresas e empreendedores que apresentarão estudos sobre o mercado de consumidores acima dos 60 anos e debaterão como melhorar a comunicação e aperfeiçoar serviços, produtos e atendimento voltados a esse público.

Hoje, o mercado mundial de pessoas da terceira idade é formado por mais de 800 milhões de pessoas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, até 2050, serão 2,1 bilhões de grisalhos. No Brasil, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos estima que até meados deste século haverá 68 milhões de idosos contra 18,8 milhões de crianças de até 14 anos.

Durante todo o dia, a programação do fórum discutirá diferentes aspectos da emergência desse mercado -- da chamada economia da longevidade (seus desafios e oportunidades) e da segmentação até a presença de idosos no ambiente digital e nas campanhas de publicidade e marketing.

O programa começará com as palestras de Gisela Castro, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM-ESPM), e de Pedro de Santi, psicanalista e professor da ESPM. Gisela analisará os “velhos” na publicidade, resultado de sua pesquisa na Goldsmiths College, da Universidade de Londres. De Santi trará a visão da psicanálise sobre o envelhecimento.

A seguir, um painel com professores e pesquisadores da ESPM apresentará uma série de pesquisas de mercado, focadas no público 60+. Tania Miné, professora de trade marketing, mostrará os motivos pelos quais a comunicação com o mercado grisalho é, muitas vezes, considerada inadequada. Marília Duque, publicitária e doutoranda do PPGCOM-ESPM e da Universidade de Londres, apresentará resultados de uma pesquisa sobre o uso de tecnologias móveis voltadas ao monitoramento de saúde. Cláudia Weber, professora da ESPM, discutirá as dificuldades encontradas pelos idosos com as embalagens, na perspectiva do design gráfico. Sérgio Garrido, pesquisador do PPGA-ESPM, falará sobre a geração dos boomers -- pessoas nascidas após o fim da Segunda Guerra Mundial -- e sua exclusão do mundo corporativo.

Os diferentes aspectos da economia da longevidade serão analisados pelo economista Leonardo Trevisan. O tema da segmentação do mercado grisalho será apresentado por Marina Pádua, da empresa de pesquisa de mercado Eureka. Luciana Burger, professora da ESPM, trará os números da ComScore sobre a presença de idosos no ambiente digital. O painel com a participação das empresas será mediado pela pesquisadora e professora da ESPM, Juliana Aquarone, e formado por Candice Pomine, da Kimbely Clark, Cristiane Irigon, de O Boticário, Rodrigo Mendes, da Nestlé, e Silvia Corazza, da Corazza Inteligência em P&D Cosmética. Cada uma das companhias trará sua visão e ações voltadas para o mercado de consumidores acima dos 60 anos.

O fórum será encerrado com a apresentação de dois casos de empreendedorismo grisalho.

Os jornalistas interessados em cobrir o evento devem fazer a inscrição por meio do link: https://forms.gle/3nEJtxtVycNWfUZ7A

 

Serviço

Fórum Comunicação e Consumo para o Mercado Grisalho

Data: 9 de maio, quinta-feira

Horário dos Paineis: 08:30 às 17:30

Local: ESPM São Paulo - Auditório Philip Kotler

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana – São Paulo

www.forumgrisalho.com.br



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados