:: Gente

Telefonica Vivo tem novo VP de Relações Institucionais

6/6/2019 13:35:00
Em sua segunda passagem pela Telefonica Vivo, Renato Gaspareto chega para coordenar as áreas Institucionais, Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Fundação Telefônica.

O jornalista Renato Gasparetto é o novo Vice-presidente de Relações Institucionais da Telefonica Vivo, cargo que passará a ocupar a partir de julho deste ano. O cargo acaba de ser criado para coordenar as ações relacionadas às áreas Institucional, Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Fundação Telefônica, sem que haja mudanças nos nomes que vinham comandando esses setores. Ele volta à companhia depois de 13 anos, na qual comandou a Direção Geral de Comunicação e Relações Institucionais. Ingressou no grupo em 2001, permanecendo até o início de 2006 quando saiu para assumir a Diretoria de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa do Grupo Gerdau, para os oito países onde a companhia atuava, reportando-se diretamente ao presidente da multinacional brasileira, Jorge Gerdau. Ali fez história, marcando, inclusive, forte presença no processo de modernização da gestão da companhia. A empresa não prevê nenhum executivo para a vaga deixada por Gasparetto, sendo que a sua função deverá ser dividida entre outras diretorias.

Uma carreira de sucesso.
De perfil extremamente calmo, quase budista, e de modos refinados, Renato Gasparetto soube construir uma carreira sólida e respeitada. Começou sua trajetória profissional no BCN (Banco de Crédito Nacional) em 1980, e em meados daquela década transferiu-se para o Grupo Bunge (Moinho Santista, Sanbra, Tintas Coral, Vera Cruz Seguradora) onde, trabalhando ao lado de Ruy Martins Altenfelder, começou a consolidar sua atuação na área da comunicação corporativa. À época, passou a integrar o GRECE – Grupo de Estudos da Comunicação Empresarial, formado por jovens executivos do setor que traziam novas ideias e propostas para o avanço e aprimoramento da comunicação dentro das empresas. O grupo se consolidou e elegeu um de seus membros, Amauri Beleza Marchese, para a presidência da Aberje, dando início a um novo ciclo à instituição.

Com a explosão das teles, no Brasil, a Telefônica logo enxergou o brilho do jovem executivo Gasparetto e, em 2002, convidou-o a integrar o staff de comunicação da multinacional espanhola. Logo no ano seguinte, ele assumia a Diretoria de Relações Institucionais do grupo, no Brasil, além de uma diretoria na Fundação Telefônica e a coordenação do grupo de Assuntos Corporativos da Amcham. Renato já atuou em empresas como Grupo Bunge, Motorola e Grupo Telefonica no Brasil e, ao longo dos últimos 13 anos, na Gerdau. Em paralelo, foi docente em cursos de pós-graduação em instituições como ESPM e FGV.

Hoje, com 38 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa, Assuntos Institucionais, Branding e Responsabilidade Social, Renato Gasparetto retorna à Telefonica Vivo para liderar um novo ciclo da companhia. Formado em Letras e Jornalismo, com cursos de extensão na Columbia University, Insead e Harvard, ele seguirá, segundo a companhia, aprimorando a atuação e os compromissos do Grupo junto aos stakeholders das esferas públicas, imprensa, colaboradores e sociedade em geral.



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados