:: Agenda

Reconhecendo a produção artística local

17/6/2019 11:47:00
A ArtRio, que em 2019 chega a sua sétima edição, tem entre seus focos a valorização da arte brasileira e seus artistas. A feira se destaca pelos bons resultados alcançados pelos galeristas que participam no evento

Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio FOCO ArtRio. Os artistas selecionados receberão residências artísticas em instituições de excelência no país. Destinado a artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira, a premiação quer estimular e reconhecer a produção artística contemporânea do país. O portfólio e o projeto a serem apresentados podem contemplar trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes visuais.

Serão selecionados dois artistas que, além das residências, participarão na ArtRio 2019, que acontece de 18 a 22 de setembro, na Marina da Glória. Além disso, cada artista premiado terá uma de suas obras doadas ao acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR.

As residências do 7º Prêmio FOCO ArtRio são:

- Rio de Janeiro (RJ) - Residência Capacete

- Belém (PA) – Residência São Jerônimo

Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência.

A avaliação dos trabalhos inscritos no Prêmio e seleção dos premiados é feita por um Comitê Curatorial independente. A direção do Comitê é do curador do Prêmio, Bernardo Mosqueira. Participam também do Comitê representantes de cada uma das instituições de residência – Camila Rocha Campos (Capacete) e Alexandre Siqueira (São Jerônimo) – e Evandro Salles, curador do Museu de Arte do Rio - MAR.

As inscrições para o 7º Prêmio FOCO ArtRio são gratuitas e vão até 07 de julho no portal www.artrio.com , onde também está disponível o edital.

Dúvidas serão esclarecidas através do email: premiofoco@artrio.art.br .

A apresentação dos vencedores acontece no dia 19 de setembro, dentro da ArtRio 2019.


Edições anteriores – Vencedores Prêmio FOCO ArtRio

2018

Ana Hupe

Aline Xavier

Paul Setúbal


2017

Cleverson Luis Salvaro

Iris Helena

Ismael Agliardi Monticelli


2016

Ivan Grilo

Jaime Lauriano

Romy Pocztaruk


2015

Beto Schwafaty

Carla Chaim

José Carlos de Mélo


2014

Anna Costa e Silva

Renato Hofner

Ricardo Castro


2013

Lucas Simões

Rafael RG

Alan Fontes

A ArtRio, que em 2019 chega a sua sétima edição, tem entre seus focos a valorização da arte brasileira e seus artistas. A feira se destaca pelos bons resultados alcançados pelos galeristas que participam no evento. Além de receber importantes colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, a feira desenvolve um importante trabalho de estimular o crescimento de um novo público através do acesso à cultura. O evento faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados