:: Artigos

O ato final
Rivaldo Chinem
2/8/2019 15:02:00
Segundo médica especialista, "a noção de finitude faz com que cada tarefa seja executada com propósito".

A morte ainda é um fato que as empresas ignoram e que influencia na forma como os colaboradores de qualquer organização aproveitam o seu tempo. Com o tema “a morte é um dia que vale a pena viver”, a médica Ana Cláudia Arantes, especialista em Geriatria e Gerontologia fará palestra no congresso nacional sobre gestão de pessoas, a convite da entidade: “Conversar sobre a morte faz com que todo o trabalho ao qual você vai dedicar seu tempo tenha valor”.

O tema ainda é novo nas empresas: “Todo mundo tem o preconceito do cuidado paliativo como jogar a toalha. Desistiu de tudo? Chama a Dra. Ana, porque é cuidado paliativo e ele vai morrer. Mas não é isso, é o contrário. Digo que a brincadeira começa, aí a vida começa”. Ela ressalta a importância de se falar sobre a morte precocemente, ao invés de simplesmente ignorar. Análise coletada nos Estados Unidos com 120.000 pessoas indicam que com o fim de suas vidas relacionadas ao trabalho, o final dá um prejuízo de 180 bilhões de dólares. Mesmo assim, seja ela ligada ao trabalho ou a outros motivadores, a morte continua fora da discussão. Por aqui no Brasil já há grandes planos para a aposentadoria, que não deixa de ser um processo de luto já que a pessoa deixará de levar certa forma de vida. Mas até os programas de aposentadoria vinculam-se apenas a coisas superficiais como empreendedorismo e qualidade de vida. Não falam das questões objetivas de envelhecimento, sobre como lidar como esse processo.

Para a médica, a noção de finitude faz com que cada tarefa seja executada com propósito: “Pensar sobre a morte é um grande acelerador de felicidade, porque se pensar que semana que vem ele pode estar morto, você sabe o que tem de fazer essa semana, ajuda a tomar decisões”. Ela espera nesta palestra agendada para agosto, despertar o senso de humanidade, nas relações profissionais e garante que os reflexos de encarar a morte livre de tabus são benéficos a todas as esferas de relacionamentos.



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados