:: Agenda

Em discussão, governo e democracia na América Latina

8/11/2019 16:29:00
Na última década, aconteceram intensas mudanças no comportamento social e democrático dos países latino-americanos que exigiram uma compreensão dos possíveis rumos que a sociedade pode seguir

Com o objetivo de fomentar o debate das ações e estratégias comunicacionais no ambiente político democrático, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, junto com o Grupo de Trabalho em Comunicação Política e Meios da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação (ALPC), promove nos dias 11 e 12 de novembro um encontro para propiciar a reflexão crítica acerca do diálogo no ambiente democrático e de participação cidadã nas ações governamentais na América Latina.

O Seminário Internacional de Comunicação, Democracia e Governo na América Latina se encontra em sua segunda edição, sob a coordenação da Universidade de Lima e Cátedra UNESCO de Comunicación y Cultura de Paz, intitulado 'Retos de la comunicación de gobierno: De la crisis del Estado a um estado de crisis permanente'. O evento será realizado no auditório Escola Americana da UPM, a partir das 8 horas da manhã.

O encontro tem como objetivo permitir o intercâmbio de pesquisadores e profissionais da área de comunicação política para, assim, trocarem experiências e percepções acerca dos seus respectivos países. Além disso, será uma oportunidade para discussão sobre o futuro das relações democráticas e governamentais na América Latina.

Na última década, aconteceram intensas mudanças no comportamento social e democrático dos países latino-americanos que exigiram uma compreensão dos possíveis rumos que a sociedade pode seguir diante do seu papel cidadão na participação de políticas públicas positivas para o desenvolvimento regional. Os modelos de comunicação também mudaram e estão exigindo uma nova postura no tratamento da informação e engajamento social. Pontos como estes serão tratados nos Painéis do Seminário, visando uma compreensão do ethos democrático que estamos inseridos.

A programação contempla debates sobre comunicação, políticas e narrativas; jornalismo político e as relações com os meios e comunicação política e estratégias governamentais.

Alguns dos Conferencistas:

Prof. Dr. Matías Ponce (Uruguai) -- Docente da área de Comunicação e Ciências Políticas da Universidad de La Republica. Atua na Organização das Nações Unidas (ONU), nas relações de Direitos Humanos na América Latina.

Prof. Dr. Luis Olivera Cárdenas (Peru) -- Docente da área de Comunicação e Política na Pontifícia Universidad Católica do Perú -- PUC Perú. Analista de estratégias eleitorais, dinâmica dos meios de comunicação e analista das ações estratégicas das alianças políticas e comerciais do Pacífico.

Prof. Dr. José Estrada (México) -- Docente do Departamento de Política da Universidad Nacional Autônoma do Mexico (UNAM). Analista de Políticas Internacionais e Estratégias Políticas.

Prof. Dr. Marcelo Serpa (Brasil) -- Docente da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Consultor Político e Analista do cenário venezuelano.

Prof. Dr. Roberto Gondo Macedo (Brasil) -- Docente do Centro de Comunicação da Universidade Mackenzie e Coordenador do Observatório de Marketing Político e Governamental -- OMPG. Presidente da POLITICOM. Analista do ambiente político eleitoral no cenário da América Latina.


Serviço

Seminário Internacional de Comunicação, Democracia e Governo na América Latina

Data: 11 e 12 de novembro

Horário: a partir das 8h

Local: auditório Escola Americana -- Rua da Consolação, 930 -- São Paulo



Voltar



Siga Mega Brasil


Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados