20/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Papo Sustentável    
     
O Papo Sustentável destaca o trabalho de quem toma a frente quando o assunto é desenvolvimento social e econômico, aliado ao cuidado ambiental. Apresentada semanalmente pela jornalista Lena Miessva, a atração é veiculada todas as quintas-feiras, às 11h00, com reapresentações as sextas (15h30) e as segundas-feiras (21h30).  

     
27/09/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o professor Backer Ribeiro
     
20/09/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o jornalista Ricardo Voltolini, Publisher da revista Idéia Sustentável.
     
13/09/2012   Programa Papo Sustentável - Representar os profissionais que atuam em sustentabilidade nas organizações para que suas funções sejam fortalecidas, tornando-as legítimas e reconhecidas pela sociedade. Para isto, foi fundada há um ano a ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade que recentemente reuniu mais de 200 profissionais em um encontro com cinco painéis de debate. Alexandre Mac Dowell, vice-presidente da instituição, fala sobre os desafios da ABRAPS e da pesquisa recentemente feita pela Deloitte sobre as funções deste profissionais nas empresas e a visão das mesmas em manter ou ampliar o quadro de funcionários que se dedicam exclusivamente à área. Para saber mais sobre a associação, o site é www.abraps.org.br
     
06/09/2012   Programa Papo Sustentável - O conceito Lixo Zero tem como principal objetivo obter o máximo reaproveitamento de resíduos e a redução ou até mesmo o fim do lixo para aterros sanitários. O Instituto Lixo Zero Brasil, localizado em Florianópolis e ligado ao movimento mundial ZIWA (Zero Waste International Alliance) atua intensamente para atingir este objetivo. Quem explica é Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto ao comentar os objetivos de reduzir, reutilizar e reciclar o resíduo. Ele convida os jovens para o 2º Congresso Internacional para Juventude com este foco que acontecerá na cidade catarinense nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Mais informações no site www.ilzb.org
     
30/08/2012   Programa Papo Sustentável - Mobilizar para beneficiar mais pessoas em projetos sociais. O conceito de crownfounding está sendo usado pela Sare Drogarias, rede de drogarias no interior de São Paulo para beneficiar o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que fica em Jaú, e é referência em transplante de medula óssea. Eduardo Piragino, diretor do Hospital, fala sobre o desafio de construir mais casas de apoio, que recebe os pacientes e acompanhantes durante o tratamento – a campanha visa arrecadar fundos para a construção destas casas. O HAC atende pacientes de oncologia de mais de 500 municípios paulistas e muitos de outros estados, sendo que cerca de 97% dos pacientes são encaminhados tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os sites da Sare (www.saredrogarias.com.br), do HAC (www.amaralcarvalho.org.br) e da organização não governamental Febec (www.febec.org.br) divulgam e recebem as doações. “Toda a arrecadação será auditada pela empresa Ernst&Young”, esclarece Ernesto em sua entrevista.
     
23/08/2012   Programa Papo Sustentável - O que a moda tem a ver com sustentabilidade? Tudo! A designer gaúcha Clarice Bertholdi, proprietária da marca Lika conta como está desenvolvendo o programa Lika EcoSocial com os pilares redução de resíduos, consciência ambiental e envolvimento social na fábrica. Com a ação “Nada se perde, tudo se transforma”, os materiais descartados na fábrica são catalogados e formas de reaproveitamento são estudadas, o que tem gerado inserção de matérias primas em peças da grife, reforçando um toque artesanal.
     
16/08/2012   Programa Papo Sustentável - Luiz Bressan, diretor do Instituto Embratel fala sobre o projeto de inclusão digital desenvolvido na Ilha de Marchantaria, no Amazonas, que levou a fibra ótica antes da energia elétrica para cerca de 190 alunos de duas escolas e que contribuiu para que o Instituto Embratel recebesse recentemente o prêmio “Os legítimos da Sustentabilidade” , do Benchmarking Brasil, promovido pelo Instituto Mais. Entre outras iniciativas abordadas na entrevista, Luiz destaca o trabalho nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, dentro do Embratel Educação, eixo traçado pela instituição. Vale a pena conhecer o projeto da Marchantaria e ainda a opinião de Bressan sobre a cobertura jornalística de sustentabilidade.
     
09/08/2012   Programa Papo Sustentável - Elbia Melo, presidente executiva da Abeeólica – Associação Brasileira de Energia Eólica – fala no Papo Sustentável sobre o avanço da energia eólica no país, que completa 20 anos, com 71 parques de ventos. Além do Nordeste, o Rio Grande do Sul tem se mostrado como alternativa para novos parques. Ela destaca ainda o papel do cidadão, para que ele entenda e aceite esta fonte limpa e renovável e também faz uma análise da cobertura jornalística sobre sustentabilidade, destacando que já ainda um bom caminho pela frente para o tema estar inserido efetivamente em toda a mídia. A Abeeólica está à frente do 3º Brazil Windpower, que acontecerá nos dias 29 a 31 de agosto no Centro de Convenções Sulamérica no Rio de Janeiro e espera reunir 3,5 mil participantes.
     
02/08/2012   Programa Papo Sustentável - Luciana Pellegrino, diretora da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens – fala sobre o papel das empresas e dos cidadãos na reciclagem no Papo Sustentável. A ABRE lançou nova edição da Cartilha de Diretrizes de Rotulagem Ambiental, que serve como diretriz para o pacto setorial firmado entre a associação e o Ministério do Meio Ambiente, e apresenta a simbologia técnica e sua aplicação nos rótulos das embalagens.
     
26/07/2012   Programa Papo Sustentável - Marilena Lavorato, diretora do Instituto Mais, apresenta o 1º Ranking Benchmarking Júnior, cujos 10 trabalhos tecnológicos de inovação verde serão apresentados nos dias 1º e 2 de agosto no MASP, com seminário e exposição dos projetos. Haverá ainda exposição com outras iniciativas socioambientais, com entrada gratuita. Os projetos são de alunos de escolas técnicas de São Paulo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Centro Paula Souza e do SENAI SP. A abertura terá palestra de Gica Mesiara, uma das referências em jardins verticais.
     
19/07/2012   Programa Papo Sustentável -
     
05/07/2012   Programa Papo Sustentável -
     
28/06/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o escritor Vilmar Berna, editor do Portal do Meio Ambiente, da revista do Meio Ambiente e presidente da RIBIA (Rede Brasileira de Informação Ambiental.
     
21/06/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Rafaela Goelzer, Diretor de relacionamento do mercado da Quinta Instancia, uma fazenda de turismo rural e pedagogico.
     
24/05/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Ricardo Barreto, coordenador de comunicação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas
     
10/05/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Marisa Tavares, diretora da radio CBN, ganhadora do Premio Jornalistas&Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade na categoria veículo do ano
     
10/05/2012   Programa Papo Sustentável - Lena Miessva entrevista Jussara Utsch, coordenadora do Sustentar 2012, que acontece em Belo Horizonte/MG nos dias 23 e 24 de maio.
     
26/04/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Luciana Lanzoni, diretora executiva do Instituto BRF.
     
05/04/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Andre Liberalli, diretor geral da Empresa Multinacional da SGD Brasil, lider mundial no segmento de fracos de vidros para perfumaria, mercado farmacêutico e cosméticos.
     
29/03/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Marisa Tavares, da CBN
     
22/03/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Laura Antoniaze, pesquisadora da Rede AGRO (Movimento voltado ao agronegocio).
     
15/03/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o professor Virgilio Viana, superintendente da FAS, Fundação para a Amazonia Sustentável, uma fundação sem fins lucrativos nao governamental, fundada no final de dezembro de 2007.
     
08/03/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Gladis Eboli - jornalista com experiência em organizações não governamentais, que está iniciando uma nova etapa em sua carreira ao abrir sua agencia de comunicação e sustentabilidade no Brasil. 
     
01/03/2012   Programa Papo Sustentável - Lena Miessva entrevista Sophia Picarelli do ICLEI. Sophia informa qual a forma pratica dos gestores públicos usarem essa Associação.
     
08/02/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Mauro Ambrosio, sócio diretor do BDORCS - uma das cinco maiores empresas de auditoria do País
     
02/02/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Xico Graziano, ex- secretario de meio ambiente do Estado de São Paulo é o novo Consultor da CDN Comunicação Corporativa para a área de Desenvlvimento e Sustentabilidade.
     
26/01/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Mauricio Voivodic , Secretario executivo do Imaflora.
     
19/01/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com a jornalista Katia Toffoletto, repórter da rádio CBN e ganhadora da segunda edição do Prêmio Jornalistas&Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade.
     
12/01/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Maria del Pilar Munhoz , diretora de sustentabilidade em novos negocios da eurofarma e responsavel pelo Instituto Eurofarma.
     
05/01/2012   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Professor Becker Ribeiro, diretor da Comunita Empresa de Comunicação
     
15/12/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Tamires Martins, Coordernadora de comunicação e marketing da UBM
     
08/12/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Luis Fernando do Amaral , Gerente de sustentabilidade da ÚNICA
     
01/12/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Fábio Biolcati, co-fundador da Made In Forest e um dos diretores da Central de Reciclagem.
     
24/11/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Roberto Ravagnani, diretor da ONG Canto Cidadão
     
10/11/2011   Programa Papo Sustentável - Reapresentação da entrevista com Andressa Anholete, fotojornalista do Jornal de Brasilia, vencedora da edição 2010 do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de imprensa e sustentabilidade na categoria Imagem/ Foto.
     
28/10/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Marisa Tavares, diretora da radio CBN, ganhadora do Premio Jornalistas&Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade 2010 na categoria veículo do ano
     
20/10/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o jornalista Ricardo Voltolini, Publisher da revista Idéia Sustentável, que ganhou como Veículo do Ano Especializado em Sustentabilidade no Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade.
     
13/10/2011   Programa Papo Sustentável - Lena Miessva entrevista Ricardo Barreto
     
29/09/2011   Programa Papo Sustentável - Lena Miessva entrevista Cláudia malschitzky, diretora executiva do Instituto HSBC Solidariedade
     
25/08/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Maria Del Pilar Munhoz, diretora de sustentabilidade e novos negócios da Eurofarma e responsável pelo Instituto Eurofarma
     
18/08/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o Prof. Backer Ribeiro, relações públicas e diretor da Comunitá, consultoria especializada em Comunicação para Sustentabilidade
     
11/08/2011  

Programa Papo Sustentável - André Ferreti, coordenador técnico do projeto Bio&Clima Lagamar fala sobre um dos editais da Fundação Boticário

     
04/08/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com o jornalista Ricardo Voltolini, sobre o lançamento do livro Conversas com Líderes Sustentáveis.
     
28/07/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista Giovana Bagio de Bruns, coordenadora de conservação em terras privadas daTNC.
     
21/07/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Marilena Lavorato, presidente do comitê de sustentabilidade do Instituto Mais
     
14/07/2011   Programa Papo Sustentável - Marcio Nahuz, pesquisador do IPT, fala sobre a participação do Instituto no programa Madeira é Legal
     
07/07/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Luiz Fernando Buainain, presidente da Abafarma
     
30/06/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Luiz Fernando Buainain, presidente da Abafarma
     
16/06/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Roberto Guimarães, coordenador do MBA em Gestão Ambiental da FGV
     
09/06/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Antonio Seidl, do HSBC Brasil, sobre a o Prêmio J&Cia HSBC de Imprensa e Sustentabilidade
     
02/06/2011   Programa Papo Sustentável - Entrevista com Sérgio Martins, diretor da Carvalho Martins Comunicação, sobre o projeto de sustentabilidade desenvolvido para um dos clientes da agência
Busca