:: Reporter JCCTecnologia é caminho sem volta para a comunicaçãoMaira Manesco24/05/2017 20:23:00A tecnologia tem se tornando um dos principais
catalisadores das melhorias sociais. Não há duvidas de que a cada dia mais e
mais pessoas estão conectadas, por computadores ou dispositivos móveis. A área
de Comunicação também tem seguido e se adequado a essa tendência. Tecnologia e
comunicação foi o tema de uma das mesas-redondas do 20º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias
Corporativas, uma organização da Mega
Brasil Comunicação, que acontece até amanhã, quinta-feira, dia 25, no
Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
A discussão, mediada por Eduardo Pugnali - gerente de inteligência de mercado do Sebrae, trouxe como base a inovação da
comunicação, que apresentou bons resultados para duas grandes empresas: PepsiCo e Votorantim Cimentos. O mediador comentou como a Comunicação mudou
muito em pouco mais de uma década: “Mandávamos
releases, fazíamos follow-up e esperávamos dias para o clipping. Hoje, é tudo
imediatismo, as lives estão aí para mostrar isso”.
Ainda que haja a necessidade de avançar nas
questões que se referem à tecnologia para comunicação, desenvolver soluções
únicas requer aplicação de parte do budget disponível para a área. Para André Franco, diretor de operações e
tecnologia da Critical Mass, a
solução está em desenvolver uma base comum possível de ser aplicada para mais
de um cliente. “Precisamos pensar em
soluções que não estão disponíveis no mercado”.
PepsiCo
- A solução tecnológica encontrada para melhorar
a comunicação interna da PepsiCo foi
um aplicativo de celular. A oportunidade foi criada para comunicar a mudança de
escritório para todos os funcionários. A plataforma se assemelha ao layout do
Facebook, pois assim pode melhorar a experiência para todos os níveis de
colaboradores. “A ideia é estar todos
juntos num mesmo lugar”, explicou Eric
Miranda, gerente de comunicação interna da PepsiCo Brasil.
Quando a plataforma foi lançada, uma das
maiores preocupações era a adesão dos usuários ao aplicativo. Os números
surpreenderam; em dois dias obtiveram 50% das adesões e a positividade de 99%
dos funcionários. “Hoje, por meio da
ferramenta, conseguimos inclusive mapear os influenciadores de cada tema e
área”, comentou Miranda.
Votorantim
Cimentos - A companhia também apostou em um
aplicativo para celular, porém este tem um público segmentado e específico: os
porta-vozes da Votorantim Cimentos.
A plataforma foi desenvolvida após elaboração do novo modelo de negócios, que
define a missão como One Team, One
Company. Malu Weber, Head global
de Comunicação Corporativa e Marca Institucional da Votorantim Cimentos, definiu o novo modelo como a ideia “ser um time com a mesma voz em todos os
lugares que a empresa está”.
O aplicativo desenvolvido para a Votorantim Cimentos é abastecido com
mensagens-chave, notícias, perguntas e respostas e contatos – itens que
garantem aos executivos a agilidade ao se prepararem para entrevistas à
imprensa.
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