a
:: Reporter JCC

Profissionais de comunicação devem ganhar com aumento do compliance nas empresas brasileiras
Maira Manesco
24/05/2017 22:08:00

No Brasil, o termo compliance tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos, principalmente com o envolvimento de grandes empresas privadas em escândalos políticos. Justamente por isso, o tema foi discutido em mesa-redonda na 20ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, uma organização da Mega Brasil Comunicação, que acontece até amanhã, quinta-feira, dia 25, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, e significa agir de acordo com uma série de disciplinas para que os negócios e as atividades caminhem sem qualquer inconformidade. “O compliance é bom para quem se esforça para fazer tudo direito. E o ideal é fazer tudo direito quando as situações estão na normalidade e não em períodos de crise”, comentou Bruno Assami, mediador da mesa-redonda e diretor-executivo da Unibes Cultural.

Durante a mesa-redonda, Maurício Moura, economista e fundador do Instituto Ideia Inteligência, apresentou dados relevantes de pesquisa realizada com altos executivos de grandes companhias sobre compliance. Após análise dos resultados, foi possível concluir que quem aplica o conceito, faz o básico em um mar de oportunidades.

A divulgação do compliance ainda acontece de forma simples. Sessenta e cinco porcento dos entrevistados na pesquisa afirmaram que utilizam websites para divulgar e dar transparência às suas políticas de compliance e código de conduta. Ainda assim, concordam que as comunicações precisam ser constantes, reais, adequadas e integradas.  “O Brasil caminha para melhorar o relacionamento entre as empresas públicas e privadas. Isso abre uma gama enorme de desafios para os profissionais”, disse Andrew Greenlees, vice-presidente e membro do conselho da CDN, sobre as mudanças constantes na sociedade e os impactos na comunicação.

Marcelo Lyra, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Odebrecht S/A, afirmou que compliance é o compromisso com a atuação ética, íntegra e transparente da organização. “É o princípio para evitar qualquer crise”.



Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados