:: Reporter JCCProfissionais de comunicação devem ganhar com aumento do compliance nas empresas brasileirasMaira Manesco24/05/2017 22:08:00No Brasil, o termo compliance tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos,
principalmente com o envolvimento de grandes empresas privadas em escândalos
políticos. Justamente por isso, o tema foi discutido em mesa-redonda na 20ª
edição do Congresso Mega Brasil de
Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, uma organização da Mega Brasil Comunicação, que acontece até
amanhã, quinta-feira, dia 25, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Compliance
tem origem no verbo em inglês to comply,
e significa agir de acordo com uma série de disciplinas para que os negócios e
as atividades caminhem sem qualquer inconformidade. “O compliance é bom para quem se esforça para fazer tudo direito. E o ideal
é fazer tudo direito quando as situações estão na normalidade e não em períodos
de crise”, comentou Bruno Assami,
mediador da mesa-redonda e diretor-executivo da Unibes Cultural.
Durante a mesa-redonda, Maurício Moura, economista e fundador do Instituto Ideia Inteligência, apresentou dados relevantes de
pesquisa realizada com altos executivos de grandes companhias sobre compliance. Após análise dos resultados,
foi possível concluir que quem aplica o conceito, faz o básico em um mar de
oportunidades.
A divulgação do compliance ainda acontece de forma simples. Sessenta e cinco
porcento dos entrevistados na pesquisa afirmaram que utilizam websites para
divulgar e dar transparência às suas políticas de compliance e código de conduta. Ainda assim, concordam que as
comunicações precisam ser constantes, reais, adequadas e integradas. “O
Brasil caminha para melhorar o relacionamento entre as empresas públicas e
privadas. Isso abre uma gama enorme de desafios para os profissionais”,
disse Andrew Greenlees,
vice-presidente e membro do conselho da CDN,
sobre as mudanças constantes na sociedade e os impactos na comunicação.
Marcelo
Lyra, vice-presidente de comunicação e
sustentabilidade da Odebrecht S/A, afirmou
que compliance é o compromisso com a
atuação ética, íntegra e transparente da organização. “É o princípio para evitar qualquer crise”.
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