:: Reporter JCCGM: Derrubando as cortinas corporativas para humanizar mais a marcaGilberto dos Santos25/05/2017 19:53:00A digitalização está criando oportunidades fantásticas
para os comunicadores mais do que promover uma enorme mudança no cotidiano das pessoas em geral. A afirmação foi dita por Nelson Silveira, diretor de Comunicações Externas da General Motors Mercosul, durante a
tarde do último dia do 20º Congresso de
Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que a Mega Brasil Comunicação realizou no
Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Para ele, a conectividade mudará
ainda mais a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. E entender
muito bem essa relação é fundamental para o sucesso dos negócios.
Se já é comum vermos hoje
as pessoas constantemente conectadas em seus smartphones ou computadores, a
previsão para 2020, com o crescimento da internet das coisas, é de um mundo com
uma conexão muito mais abrangente, com mais de 50 bilhões de dispositivos
envolvidos. "As empresas
precisam conhecer a melhor forma de conexão com os seus consumidores".
O setor automotivo dá o exemplo
As vendas de carros com conectividade
vão, neste curto tempo, superar em até 10 vezes os veículos sem esse recurso,
estima Silveira. Já hoje, a decisão
de compra do consumidor vai além das vantagens da eficiência energética, da
tecnologia e do design e do automóvel. A conectividade é, cada vez mais, um importante
item para essa decisão.
Nesse cenário, certamente,
os desafios da comunicação das empresas vão aumentar muito mais. A começar pelo
alto grau de personalização na entrega das mensagens. “Mais do que nunca, as
empresas precisam conhecer o que faz com que o cliente se engaje com a marca e
assim desenvolver ações que promovam um melhor diálogo com eles”, explicou Silveira.
Entram em ação para isso os
influenciadores e os seus seguidores. "Para
estreitar essa conversa, a GM decidiu discutir as mudanças que estão
acontecendo no Brasil atualmente, derrubando as cortinas corporativas para
humanizar mais a marca, explicou o executivo. Nesse contexto que foi
criada, para mencionar apenas um exemplo, a campanha 100º digital para o
lançamento do Novo Tracker, reunindo num evento influenciadores de vários
segmentos para discutir como as pessoas estão descobrindo a cidade.
Nelson Silveira buscou quem
poderia se comunicar melhor com os públicos da marca. "Convidamos influenciadores que apresentam um conteúdo nativo,
atualizado e conectado com os valores da marca para promover o melhor
engajamento e compartilhamento de uma forma natural com nossos
consumidores". Não se trata apenas de postar conteúdo. Além de
simples, criativo e inovador, ele tem que engajar o público. "Nessa ação, se você não estiver usando
o storytellling, é melhor rever logo
a sua estratégia", alertou.
Com essa estratégia, a GM
venceu: foi a marca mais vista no YouTube em 2016. "Vamos continuar esse diálogo com os nossos consumidores".
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