:: Artigos3 dicas de como criar conteúdo online relevanteMarcie Gottschalk20/07/2017 15:23:00Não existe
fórmula para criar conteúdo online relevante, mas atenção e estudo são
fundamentais. Estar sempre atento ao público e na adesão dos seus materiais são
pontos importantes. A partir dessa análise contínua é possível definir o que
está dando certo, o que necessita de ajustes e o que precisa de novas
estratégias e abordagens. Cada dia mais pessoas e corporações se adequam aos
modelos de marketing de conteúdo. Não à toa: de acordo com o Economist
Intelligence Unit, até 2020, 80% de toda a informação consumida no mundo será
digital.
Com um
cenário promissor, é necessário aproveitar todo o potencial que esse segmento
pode oferecer, garantindo sua presença no mercado em longo prazo. Apesar de
parecer simples, criar material de qualidade exige planejamento, análise e
conhecimento:
1. Conheça seu público
O primeiro
passo é a definição de personas, ou seja, o público-alvo. É pensar com
quem você quer falar ou já está tratando e saber o que essas pessoas consomem,
quais as suas realidades, gostos e interesses. A partir dessas informações é
possível definir qual a melhor abordagem para se manter engajado com sua
audiência.
2. A
escolha das mídias
Um estudo
realizado pelo Google e Advertising Age revelou que mais de 90% dos consumidores
entrevistados se comunicam com marcas e empresas no ambiente virtual. Com a
grande adesão das mídias, é comum que as companhias acreditem que estar
presente em diversas redes é sinônimo de bom resultado, o que nem sempre ocorre
dessa forma.
A definição
de quais mídias serão usadas depende de três fatores: a estratégia, o tipo de
relação que a companhia quer construir e quais são os resultados esperados. Ao
utilizar o Facebook e o Instagram, por exemplo, é preciso criar um diálogo
descontraído e próximo do público. Já no LinkedIn, o tom deve ser maduro e
voltado a questões profissionais e corporativas. No caso de blogs, os posts
devem ser mais extensos e especializados, enquanto o e-mail marketing é uma boa
solução para estabelecer comunicação personalizada, oferecendo dicas, notícias
e novidades.
Apesar de
cada mídia possuir uma proposta específica, é imprescindível ressaltar que elas
podem ser combinadas para acompanhar todo o ciclo de relacionamento.
3. Muito
além do texto
Depois de
definir quem é o seu público-alvo e qual a melhor forma de se comunicar com
ele, chega o momento da definição do conteúdo. É possível falar sobre produtos,
serviços, visão e valores da empresa, dicas de boas práticas, novidades e
lançamentos, temas relacionados com sua área de atuação, notícias de mercado,
datas comemorativas e bastidores do dia a dia da marca.
Alguns temas
podem ser utilizados em mais de uma rede social, sendo necessário que ocorra o
ajuste da linguagem e formato para a comunicação em cada um dos meios. O texto
digital deve ser fluído e leve, com uma boa escolha de palavras, parágrafos não
muito compridos e formatação agradável, para facilitar a leitura. Construir um
formato de linguagem própria, que seja reconhecida pelo público durante as
postagens, é uma boa maneira de fidelizar os consumidores nos seus materiais e
mídias.
Marcie
Gottschalk é responsável por Social Media na Adtail, agência de marketing
digital –
www.adtail.com.br
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