:: Tome NotaA evolução do consumidor digital11/12/2018 11:02:00A
maneira como as pessoas interagem com as marcas mudou. É o que indica a
pesquisa “Evolução do Consumidor Digital no Brasil”,
realizada pela HubSpot, plataforma de CRM, marketing, vendas e
atendimento ao cliente. Segundo o estudo, hoje, cada vez mais conectados, 51%
dos consumidores afirmam ter mais confiança nas informações do Google do que na
opinião de amigos e familiares (46%).
O
estudo traz diversas informações sobre o comportamento dos clientes nas redes
sociais, sobre em quais canais estão os consumidores e qual a melhor forma para
se comunicar com eles. Realizado com mais de 600 executivos de diferentes
setores do mercado brasileiro, o relatório aponta, por exemplo, que 80% das
pessoas acreditam que as redes sociais têm um impacto positivo na sociedade.
De
acordo com Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil, a empresa
percebeu um movimento interessante no mercado brasileiro: “Notamos que a forma
como os consumidores brasileiros se comunicam afeta diretamente nas operações
das empresas: eles trocam informações, compartilham experiências e pesquisam
antes de entrar em contato com uma companhia”, explica.
Onde
o consumidor busca a informação
Quando
questionados sobre em quais canais ou plataformas descobrem novos produtos e
empresas, 72% dos entrevistados indicaram o Google, 56%, o Facebook e 50%, o
Youtube. Além disso, a maior parte dos pesquisados, 45%, preferem consumir
conteúdo em vídeo (como tutoriais) das marcas e empresas que acompanham. 40%
preferem informações por email e 34% por imagens em redes sociais (como posts
no Instagram).
67%
dos entrevistados preferem se envolver e aprender mais sobre as marcas que
gostam por meio do website oficial, 47%, assistindo os vídeos da companhia e
42% curtindo conteúdo na página do Facebook.
As
prioridades das empresas
Fechar
negócios segue como prioridade dentro das empresas, com 70%. Entretanto, 39% dos entrevistados querem melhorar a
eficácia de seus processos (como a melhora do funil de vendas, por exemplo).
Nos
próximos 12 meses, estes são os canais de distribuição de conteúdo que estão no
planejamento das companhias como foco das ações de marketing: Youtube (63%),
Instagram (58%), Vídeos no Facebook (56%) e Redes Profissionais como o LinkedIn
(54%).
“Após
uma compreensão clara do que ocorre no mercado, os desafios podem se
transformar em oportunidades de crescimento e auxiliar nas estratégias certas”,
explica Souto. “Com
o estudo, é possível mensurar como os líderes de vendas e marketing no
Brasil estão acompanhando as rápidas mudanças no cenário digital. E isso leva à
adaptação de acordo com as mudanças de comportamento do consumidor. Essas
mudanças tendem a ir em direção a um mundo mais digitalizado” completa Rodrigo Souto.
A
empresa elaborou ainda um infográfico que reúne os principais dados da
pesquisa. O material pode ser acessado aqui.
Metodologia - O estudo Evolução do
Consumidor Digital no Brasil - 2018 entrevistou 604 executivos dos
mais variados setores, portes de empresa e níveis de cargo durante os meses de
julho a agosto de 2018. O mesmo estudo foi aplicado ainda em 99 países, com
7.000 respondentes.
O conjunto de amostra é composto de respostas voluntárias de contatos e
parceiros da HubSpot, que participaram mediante convite. A HubSpot suplementou
esse número com respostas fora do ecossistema HubSpot, para garantir um tamanho
de amostra válido e equilibrado com respondentes adicionais por meio da empresa
de pesquisas Luc.id.
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