:: ArtigosPor que um mundo altamente conectado ainda tem dificuldades de comunicação?Luciana Varga11/12/2018 11:32:00É inegável que vivemos a era do
Digital, da hiperconectividade, em que as informações sobre tudo e sobre todos
chega para nós a todo momento. Sabemos o que acontece em qualquer parte do
mundo, sem restrição de horários ou mesmo de línguas. A tecnologia quebrou
todas as barreiras: geográficas, temporais e linguísticas.
Na dúvida sobre algum conteúdo, é
fácil recorrer a tradutores ou até mesmo ao novíssimo machine learning e
seu uso da inteligência artificial para o aprendizado. Até mesmo as fake
news, que invadem nossas redes todos os dias, também podem ter a veracidade
dos seus fatos atestadas. Falando assim, parece que tudo está mais fácil
atualmente. Mas, então, por que um dos maiores problemas do mundo hoje,
principalmente no meio corporativo, é a comunicação?
Justamente pela superinformação
que vivemos hoje, pelo excesso de estímulos que recebemos a todo momento, que
alteraram o fluxo da comunicação e abriram espaço para a colaboração e a
democratização da informação. Se antes, tínhamos nas empresas uma comunicação
prioritariamente vertical, com as informações vindo de cima para baixo,
obedecendo as hierarquias, hoje a horizontalização faz parte da realidade da
comunicação corporativa.
A tendência de que o mundo adota
o inclusivo no lugar do exclusivo afetou diretamente a comunicação e chegou nas
empresas. Agora, cabe a este novo líder (ou o líder 4.0, adotando o conceito de
Kotler) organizar e trabalhar este fluxo, de forma a evitar os boatos e os
excessos de informações e veículos que tornam a comunicação esquizofrênica.
Uma comunicação sem planejamento,
sem pensar na integração dos diversos meios existentes na empresa (no crossmedia)
não surte o efeito desejado e, mais do que isso, gera ruídos que levam a
inúmeras consequências, como desmotivação, baixa produtividade, clima
organizacional ruim, líderes que não são referência e falta de engajamento.
Este último, aliás, é tema estratégico em todo meio corporativo. Engajamento
está totalmente ligado à comunicação e seus líderes.
Entender esta mudança no fluxo
comunicativo e todo o mindset colaborativo que a conectividade trouxe é
premissa básica para todo líder 4.0. Afinal, o engajamento dos colaboradores à
missão da empresa é de total responsabilidade dos gestores. Parafraseando John
C. Maxwell, um dos maiores especialistas em liderança do mundo, “Liderança não
é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia
outra”.
Luciana Varga é
jornalista, professora universitária e coordenadora de comunicação corporativa
do EAD da Estácio.
Voltar