:: ArtigosPR é estratégia fundamental para a decisão de negóciosFernanda Escobar10/01/2019 13:26:00Conteúdos
de qualidade sempre exerceram papel essencial na estratégia de contar a
história de uma marca. Para isso as empresas puderam contar com os
profissionais de PR que faziam a difusão dessas mensagens chave nas grandes
editorias. Até aí nenhuma novidade.
Também não
é novidade que o mundo mudou, as editorias encolheram, assessoria de imprensa
do século XX tornou-se commodity etc.
Agora a moda é gerar conteúdo multimídia, com vídeos (até porque ninguém lê
mais), blog, implementar uma estratégia de SEO e inbound, certo?
Nem tanto.
Se você não fizer direito, pode dar um belo tiro no pé.
Neste
artigo eu quero convencer você a entender o porquê da disciplina de Relações
Públicas ganhar cada vez mais espaço no ambiente estratégico de
decisão dos clientes, colaborando com ideias capazes de gerar aderência nos
consumidores, por meio de táticas que visem a divulgação e reputação das marcas
e seus reason's why. E sim, precisamos comunicar o propósito
das marcas para gerar empatia no consumidor.
A disputa
pela relevância nos servidores de busca orgânica tem sido tão exacerbada que
hoje é raro encontrar artigos construídos de maneira consistente. Só vemos
palavras e frases repetidas propositalmente para 'consolidar' a implementação
do tal do Search Engine Optimization - SEO. A
preocupação em criar o vínculo entre pessoas e marcas se perdeu, fazendo com
que o conteúdo passasse a ser um caça-dados disfarçado. Dessa forma, o inbound
marketing - estratégia salvadora para acelerar vendas há cinco anos - caiu por
terra. Até porque muitos têm pensado duas vezes antes de trocar suas
informações de contato por um e-book.
Nesse
contexto, a tríade mídia paga, espontânea e proprietária virou uma colcha de
retalhos. Sem um tom único, os conteúdos passaram a ser gerados para vigorar
pelo volume, numa coesão sem sentido, que não constrói reputação e peca pela
frequência do material de baixa qualidade. Exatamente por isso, o quesito relevância torna-se indispensável para
resgatar a verdade e a riqueza do material que pode ser disponibilizado para
impactar clientes. E os especialistas nesse quesito são jornalistas, os
verdadeiros produtores de conteúdo.
Como um
filtro profissional de fatos, nossos jornalistas entendem antecipadamente o
comportamento do mercado e os novos hábitos do consumidor. São pessoas
antenadas da área e percebem a transição nos hábitos de consumo, por isso,
atendem ao PR aliado a uma experiência.
Aqui na
Porta-Voz o nosso benchmark é quase sempre é
associado à assessoria de imprensa. Mas hoje,
construir a reputação significa ir muito além de sugerir pautas especiais e
distribuir releases. Significa ser on demand. O
que faz sentido é entregar resultado para o negócio e para isso, metas bem
definidas são importantes. No cliente, ainda falta quebrar a barreira entre o
marketing e a comunicação. Essa divisão não pode mais existir, afinal estamos
na fase do branding com performance ou não temos como justificar a eficácia de
nosso trabalho.
Aqui na
agência nossa máxima é o Inbound PR: estratégia que orquestra a comunicação
externa, própria e terceira para gerar engajamento do público,
criando sinergia e energia para que esses canais fluam e sejam replicados,
conforme a autoridade que construímos.
O principal desafio do
mercado de comunicação como um todo é ajustar reportes qualitativos e
quantitativos alinhados aos objetivos de negócio. Mas aqui na agência, por meio
de softwares de Big Data já é possível obter os insights que farão a diferença
na estratégia comercial de clientes. Nosso PR planeja as ações em cima disso,
pois é preciso entender como o interlocutor pensa e reage, considerando que
essa regra pivota constantemente.
Fernanda Escobar é sócia da Porta-Voz Comunicação
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