a
:: Tome Nota

O uso dos sentidos nas Estratégias de Comunicação

11/02/2019 11:04:00

Ana Erthal, professora e responsável pela pesquisa de Digital Branding Experience da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Comunicação, Economia Criativa e Inovação, lança em 14 de fevereiro, na Livraria da Travessa, o livro A Comunicação Multissensorial - Compreendendo Modos de Sentir.

A obra aborda a influência dos cinco sentidos humanos no processo de comunicação das marcas. “Somos expostos a 350 mensagens publicitárias por dia, em média”, diz Ana, que dedicou sua tese de doutorado ao tema.  “O objetivo das minhas pesquisas é avaliar se o sensorial brand -- conjunto de percepções sensoriais que envolvem uma marca – é um recurso mercadológico eficaz para ativar a memória do consumidor.

As pesquisas realizadas nos últimos dez anos demonstraram que os registros sensoriais estão relacionados a outras experiências e dessa maneira criam vínculos de memória mais efetivos. São comuns relatos de consumidores que associam, por exemplo, o cheiro de um produto a sua marca. Como exemplo, a autora cita o depoimento de uma consumidora que resolveu comprar um novo par de sandálias da marca Melissa graças ao cheiro marcante e característico do produto.

O livro também menciona a interferência do avanço tecnológico - como a popularização das telas touch ou a introdução dos silenciosos veículos leves sobre trilhos (VLT) - nos sentidos humanos. “A modernidade alterou os modos de sentir e hoje vivemos o efeito dessas mudanças”, diz Ana.  

Serviço

O quê: Lançamento do livro A Comunicação Multissensorial. Compreendendo Modos de Sentir

Quando: 14 de fevereiro

Onde: Livraria da Travessa. Rua Sete de Setembro, 54, Centro – Rio de Janeiro

Horário: 17 horas

 

Sobre Ana Erthal - Coordena a área de pesquisas da ESPM Rio, onde é professora na graduação e na pós-graduação. Formada em jornalismo, com mestrado e doutorado na linha de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana atuou em diversos projetos de comunicação e marketing digital para empresas como Oi, Detran-SP, Fundação Vanzolini, Rede Bandeirantes, SulAmérica Seguros e Fundação Roberto Marinho. Foi colunista para portais de tecnologia e possui muitos casos de estudos e artigos sobre seus temas de interesse.



Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados