a
:: Tome Nota

Se cuide para não cair em fraudes na internet

18/02/2019 14:07:00

Fraude na internet é mais frequente do que se possa imaginar. A cada 5 segundos uma loja virtual sofre uma tentativa de fraude no Brasil, conforme dados da Konduto, blog que reúne conteúdo para o combate à fraude online.

O tema fraudes na internet se tornou um grande tormento para consumidores e empresas. Visando a sensibilizar os dois lados do balcão para as questões de segurança online, há 15 anos a Insafe Network criou o Dia da Internet Segura, marcando o dia 5 de fevereiro para que todos se unam e desempenhem seu papel na criação de uma internet melhor. O slogan da campanha deste ano é "Juntos por uma internet melhor".

Como o consumidor pode se prevenir para não sofrer com fraudes na internet é o que a jornalista Angela Crespo vai conversar com Alexandre de Moraes, engenheiro especialista em segurança e gerente de pré-vendas da Cylance na América Latina. Ele é o convidado do programa Consumo em Pauta de hoje, a partir das 16 horas.

A Cylance desenvolve inteligência artificial (IA)para fornecer produtos de segurança preventivos e soluções inteligentes, simples e confiáveis, que mudam a forma como as organizações abordam a segurança de terminais e fornece prevenção e visibilidade de ameaças de espectro total em toda a empresa para combater os ataques de segurança cibernética mais notórios e avançados.

As dicas para acesso online mais seguro e, assim, evitar fraudes na internet, conforme Moraes, precisam ser seguidas com rigor pelos cidadãos. “Ter cultura preventiva para evitar fraudes na internet é o melhor a se fazer para, depois, não ter de correr atrás do prejuízo”, destaca o engenheiro.

E a prevenção, conforme Moraes, já começa com a escolha de um bom antivírus, que deve estar instalado em todos os equipamentos. “Opte, de preferência, por um antivírus que utiliza a tecnologia de inteligência artificial, que identifica vírus ainda não conhecidos”, destaca o gerente de pré-vendas da Cylance. Ele acrescenta que os antivírus tradicionais protegem contra os vírus já conhecidos, mas cada vez mais novas ameaças aparecem no mercado.

Outro aspecto que o cidadão deve se ater é atender aos pedidos de atualizações de software, programas, aplicativos, etc. “Pense que as atualizações são como recall de carro. Se o fornecedor está informando que precisa ser atualizado é porque detectaram algum problema que poderá até possibilitar fraudes na internet”, alerta Moraes.

Mas não são só as soluções tecnológicas que evitam fraudes na internet. Conforme Moraes, é fundamental navegar de forma segura tendo sempre em mente que o elo mais fraco das fraudes são as pessoas, “e elas não estão preparadas para este universo online. Ainda clicam em links infectados, os phishing, que baixam malware no computador. Quando o sistema é infectado, os hackers podem acessar tudo: documentos, informações financeiras e pessoais, nomes de usuário, senhas, fotos, histórico de navegação etc.”.

Para saber mais sobre fraudes na internet, acompanhe a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (18/02), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Acesse em www.radiomegabrasilonline.com.br



Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados