a
:: Tome Nota

'Reputação em Foco', Edgar Jacques e a inclusão pela arte

22/04/2019 08:59:00

A partir das 13 horas desta segunda-feira, você acompanha o programa 'Reputação em Foco' na Rádio Mega Brasil Online. Nesta edição, a jornalista, apresentadora e Diretora da Agência PorhiaPRCamila Andrade, recebe o ator e autor Edgar Jacques. Cego, Edgar traz ao Reputação em Foco um pouco sobre a peça que ele escreveu e também atua, Um Homem Comum.

Edgar Jacques é um ator de 34 anos, que desde criança é pessoa com deficiência visual. Para obter a profissionalização, procurou o Teatro Escola Macunaíma e posteriormente realizou um curso de interpretação para Tv na Escola de Atores Wolf Maya. Além das artes cênicas ele também se interessa por música - canto mais precisamente - e literatura. Edgar, para começar sua carreira de fato, percebeu que não poderia esperar que o mercado o absorvesse enquanto artista cego. Entendeu logo que deveria criar o próprio espaço, por isso foi estudar dramaturgia em pequenas oficinas e em seguida aventurou-se a escrever. Criou os textos "COLIBRI O ATOR CEGO", um monólogo e o drama "Um Homem Comum".

A peça “Um Homem Comum” vai promover sessões com acessibilidade gratuitas para pessoas com deficiência. A iniciativa surgiu graças a um patrocínio que permitiu, também, a extensão da temporada até o final de maio, sempre às quartas-feiras, às 20h30, no Teatro do Shopping West Plaza – Sala Laura Cardoso.

As próximas sessões com acessibilidade serão nos dias 24/04, 15/05 e 29/05. Pessoa com deficiência não paga e seus acompanhantes pagam apenas R$ 20.

A iniciativa partiu do empresário Fabiano Silva, proprietário da Escola de Mergulho Evidive, que assistiu uma apresentação da peça, se encantou com o projeto e decidiu colaborar para que mais pessoas possam enxergar o mundo de outra forma. “Acreditamos que mergulhar não é apenas uma forma de exercitar o corpo e interagir com a natureza mas é também uma atividade com grande potencial de transformação da vida das pessoas assim como o teatro e outras atividades culturais. Por isso foi fácil decidir apoiar a iniciativa de Um Homem Comum”, destaca Fabiano.

Para a equipe da peça, a parceria é muito valiosa pois vai ajudar a divulgar o espetáculo nas redes sociais e, principalmente, permitir mais sessões acessíveis. “A cultura ainda é algo inacessível a muitas pessoas com deficiência, e nós queremos quebrar esse paradigma e formar um público com deficiência consciente de que eles podem estar onde eles quiserem e que existem outras pessoas com deficiência trabalhando como artistas de maneira íntegra e sincera”, diz Jacques.

Saiba mais sobre Edgar e a peça "Um Homem Comum" no programa  Reputação em Foco, veiculado todas as segundas-feiras, às 13 horas, com reapresentações às terças, 11h30 e quartas, às 18h30. Acesse em www.radiomegabrasilonline.com.br - também disponível para mobile, nas plataformas Android e iOs.

E a partir da próxima semana, após as veiculações na Rádio, você pode acessar a íntegra da entrevista em vídeo na TV Mega Brasil, nosso canal no Youtube.

 



Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados