16/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Como o mundo empresarial pode se beneficiar com a radiocomunicação
05/02/2013 - 10:47:30
POR DANE AVANZI

Quem nunca assistiu ou ao menos ouviu falar sobre a série do filme "Duro de Matar", estrelada pelo ator Bruce Willis? Nas quatro edições do longa-metragem, o ator principal interpreta o dedicado e competente policial John MacClane, e em todos eles "acidentalmente" se envolve em atentados comandados por terroristas ou quadrilhas internacionais.

Mas, sendo o mocinho, sempre consegue virar o jogo. Convém lembrar que além de atirar e lutar muito bem, ele tinha um segredo: os radiocomunicadores! Em todos os filmes ele interceptava um dos aparelhos dos bandidos malvados. Dessa forma, ao ouvir suas conversas ele podia se antecipar aos acontecimentos e prepara grandes emboscadas. Assim como na luta contra o crime, no mundo empresarial estratégia é tudo. E ter informações em tempo real é crucial para bons resultados.

Ocorre que a informação, para realmente ser uma aliada, deve possuir características que somente um bom sistema de radiocomunicação pode fornecer. Ela deve ser rápida, segura, confiável e compartilhada. É por isso que a radiocomunicação, dentre todos os serviços atualmente disponíveis no mercado, ainda é a preferida do público corporativo - estatal e privado - uma vez que só ela consegue reunir estas qualidades imprescindíveis à boa comunicação. Cabem aqui alguns esclarecimentos necessários à perfeita compreensão:

•       Rapidez: na verdade, na radiocomunicação esse termo não existe. O correto é instantaneidade. É apertar e falar (PTT - Push To Talk);

•       Segurança: para determinados serviços, sigilo e inviolabilidade são vitais. Não por acidente, muitos dos modelos de rádio disponíveis hoje no mercado são criptografados.

•       Confiança: diferentemente do padrão de comunicação oferecidas por operadoras de celulares com serviço acoplado de rádio, a radiocomunicação permite projetar um sistema de comunicação sob medida para sua necessidade, oferecendo cobertura em regiões que as operadoras de celulares não tem interesse.

•       Compartilhamento da informação: eis aqui a quintessência que somente a radiocomunicação tem: todo o grupo ouve as mensagens simultânea e instantaneamente. Simplesmente o máximo!

Em termos comparativos, é como uma roupa feita sob medida especialmente para seu cliente. Reflete em relação a outros sistemas a diferença entre uma rabeca e um violino stradivarius. Na radiocomunicação é apertar e falar de verdade. Nunca aparecem mensagens como tente novamente ou usuário ocupado.

Mas o que isso tem a ver com o gerenciamento de pessoas e informações no seu local de trabalho? Muito! Em qualquer organização o fluxo de informações em seus diversos níveis hierárquicos é fundamental para o perfeito funcionamento dos grupos de trabalho, sendo fator essencial para a performance na execução e no desempenho como um todo.

Com a radiocomunicação ao seu lado, você pode ser a estrela do time, liderando uma equipe de trabalho com eficiência e eficácia. Assim como "John MacClane", que como bom policial lutava e atirava muito bem, mas só conseguia vencer porque se antecipava aos acontecimentos e dominava a situação, você aperfeiçoará seus processos internos e conseguirá atender seus clientes com maior segurança e rapidez.

Dane Avanzi, é advogado e empresário de engenharia civil, elétrica e de telecomunicações e diretor presidente do Instituto Avanzi, ONG de Defesa do Consumidor de Telecomunicações.

Busca