24/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Brasil a passos largos no marketing mobile para afiliados
12/03/2013 - 12:00:00
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O mercado de marketing de afiliação, um modelo de vendas e publicidade pela internet, em que os afiliados divulgam promoções e ofertas de anunciantes e recebem uma comissão em cima das ações que geram resultado, é uma das experiências promissoras que tem dado passos largos no Brasil. O modelo já está bem desenvolvido nos Estados Unidos e a grande vitrine de resultados mundiais no segmento foi apresentado no Affiliate Summit West 2013.

O maior evento de marketing de afiliação do mundo, realizado em Las Vegas, no Caesars Palace, reuniu, em um gigantesco salão de exposições,  comerciantes, afiliados, fornecedores e redes, bem como várias faixas de palestras e sessões educativas que falam das últimas tendências e trazem informações de especialistas. O impressionante, além do local do evento, era a quantidade de pessoas que compareceram desde o dia de cadastramento até o fim do terceiro e último dia. Foram mais de cinco mil pessoas. Esse número me deixou realmente surpreso, demonstrando a força do nosso setor em todo o mundo.

O Affiliate Summit foi uma iniciativa de Missy Ward e Shawn Collins, em 2003, com o intuito principal de educar o mercado, trabalhar as questões mais recentes da indústria e promover oportunidades produtivas de network para aqueles que estão ligados ao segmento de afiliados. Realmente, se relacionar e trocar experiências é um dos pontos fortes do evento.

 Nós, brasileiros, temos caminhado muito bem quando o assunto é marketing de afiliação, mas aprimoramentos são necessários.  É claro que os avanços obtidos já são consideráveis importantíssimos para o nosso mercado, porém, o que não imaginávamos é o quanto os norte-americanos têm levado em consideração uma das questões que os brasileiros sabem usar muito bem: o  relacionamento.

Nos Estados Unidos, o grande lance para manter o negócio funcionando muito bem é cuidar do “meio de campo”, ou seja, manter um relacionamento duradouro entre anunciantes e afiliados. Neste ponto, podemos dizer que estamos a frente, já que manter uma proximação entre cada ponta é necessário para que se tenha o resultado esperado para ambos os lados.

Além disso, eles trabalham muito bem a questão de marketing mobile. Os e-mails abertos em dispositivos móveis chega a 40%. Percebi que temos, nesse quesito, muito o que crescer e explorar, já que aqui as coisas estão em expansão e podem progredir muito se houver investimento. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico informou que os brasileiros efetuaram R$ 132 milhões de reais em compras usando mídias móveis no primeiro semestre de 2012 e segundo a mesma fonte, a estimativa para 2013 é de que essa cifra chegue a R$ 2 bilhões. Ou seja, foco em mobile marketing é uma realidade para quem quer se destacar.

Mais um ponto impressionante foi o “Meet Market”, um grande encontro que promove uma excelente oportunidade para conhecer e acelerar contatos com afiliados e comerciantes. Neste local acontecem reuniões, um hot-spot de aprendizado sobre adnetworks e afiliação de rede, com objetivo em fechar negócios e criar parcerias. Os norte-americanos são famosos por encontrar oportunidades onde não há  e é impressionante como eles são diretos, assertivos e rápidos nos contatos.

Ficou bem claro a previsão para futuro dos afiliados. Sim, eles serão mobile e não há como escapar dessa tendência, já que no Brasil  foram comprados cerca de 15 milhões de smartphones, só em 2012. Neste segmento há uma forte moviementação para a área de vídeos. Por fim, foi apontado o nicho com maior crescimento: moda. As mulheres jovens são a grande maioria das compradoras de e-commerce e merecem atenção especial por isso.

* Mirko Mayeroff é Diretor Geral da Lomadee, empresa que faz parte do Buscapé Company. Acumula anos de experiência no desenvolvimento de projetos, estruturação de novos negócios e fortalecimento das relações comerciais. É reconhecido no mercado por ter firmado uma relação de proximidade com portais, parceiros, clientes, universidades, além da AMCHAM e do IAB Brasil, em eventos e comitês, com o intuito de facilitar a internet para as pessoas.

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