por William Lara
IAB Brasil projeta cerca de 32% de crescimento para 2013, chegando a R$ 6 bi e consolidando a Internet como o segundo maior meio para a publicidade
Os investimentos em publicidade online devem crescer cerca de 32% em 2013, considerando os formatos display + social media e search (busca) + classificados, representando mais de R$ 6,026 bilhões em compra de mídia projetada para o ano, segundo projeções do IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau, principal órgão representativo do segmento digital interativo brasileiro. A pesquisa foi apresentada ontem, 26/03, em coletiva realizada na sede do IAB Brasil (São Paulo), e foi baseada nos números dos principais nomes da internet nacional (players), mas não leva em conta investimentos em ad networks (redes de publicidade que englobam vários sites) e mobile (dispositivos móveis).
Os grandes players brasileiros de Internet movimentaram R$ 4,57 bilhões em 2012, segundo dados do IAB, um crescimento de 32,2%, em comparação aos R$ 3,239 bilhões investidos em 2011. Com o resultado, o mercado se consolida como o segundo maior meio em participação de volume publicitário, ultrapassando jornais e ficando atrás apenas da TV.
“O Mercado Digital oferece aos anunciantes alta efetividade aliada a ferramentas de mensuração muito poderosas”, afirma Rafael Davini, presidente do IAB Brasil e diretor-geral do Terra, que aposta no contínuo crescimento da Internet. “É por essas características que vemos uma migração de investimentos do offline, tanto de TV quanto de impressos, para o Digital”, diz.
Segundo o executivo, o mercado brasileiro de internet representa apenas 45% do PIB anual e possui muito espaço para crescimento. “Num futuro próximo, o País será um grande captador do budget das empresas e expandirá os negócios aos níveis do mercado digital americano, cujo movimento representa 85% de seu PIB anual”, ressalta Davini.
Na mesma coletiva de apresentação dos números, a nova diretoria do IAB Brasil divulgou o seu plano de ação para 2013, com foco em 3 pilares: Conteúdo, Educação e Eventos, além de colocar no ar seu novo site www.iabbrasil.net.
A entidade tem hoje 200 associados, entre sites e portais, empresas de tecnologia, agências e desenvolvedoras Web, líderes em seu segmento no país. “O nível de conhecimento produzido pelos comitês do IAB é muito alto. Nossos 200 associados, divididos entre agências, fornecedores e veículos, são as pessoas que estão construindo o mercado digital. Vamos aproveitar cada vez mais esse conteúdo, criando cursos presenciais, e-learning, eventos e ações in company. O primeiro evento é o Mobile Day, que acontece 18 de abril, no Centro Britânico”, afirma Marcelo Lobianco, vice-presidente executivo do IAB.