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Relatório global da DG MediaMind revela que a publicidade Rich Media apresenta visibilidade de 63%
22/04/2013 - 17:00:00
Banners expansíveis servidos no Brasil
chegam a ter exibição média de três minutos. Formatos com vídeo alcançaram uma
taxa de visualização completa de 80,2%
A
DG, plataforma líder mundial
na gestão e distribuição de publicidade, lançou seu relatório anual de
benchmarks com resultados globais intitulado “Viewability: Um Novo Olhar para o
Engajamento”. O estudo baseia-se no conceito de viewability, uma nova métrica
que está revolucionando o mercado publicitário por medir a porcentagem de peças
Rich Media que foram vistas em
relação ao número total de exibições.
Existe uma significativa correlação
entre essa métrica e a performance de uma peça: 63% das peças Rich Media que o
relatório aponta como visíveis registraram um aumento de 54,5% na Taxa de Cliques
(CTR) contra o restante das peças servidas.
O relatório também inclui uma análise
detalhadas das métricas de engajamento consolidadas para 2012, feita a partir
de mais de 600 bilhões de impressões de anúncios em 47 países. O relatório
completo está disponível para dowload aqui
(http://bit.ly/17eKxwV).
Tendências globais: vídeo aumenta o
engajamento
O relatório aponta que nos Estados
Unidos, as métricas gerais de engajamento aumentaram nas peças que incluíam
elementos interativos e de vídeo. O CTR cresceu de 0,10% nos banners standard
para 0,14% com Rich Media e 1,11% com vídeo. Já as taxas de interação
aumentaram de 2,5% com Rich Media para 6,4% com formato VPAID (Video Player-Ad
Interface Definition), um crescimento de 156%. Essa tendência também foi
observada no resto do mundo.
No Brasil, o CTR para banners standard
(0,09%) e Rich Media (0,20%) apresentou em 2012 leve queda em relação ao
benchmark anterior à medida que mais impressões eram analisadas e incluídas nos
resultados anuais. Em relação ao Rich Media, floating ads e banners expansíveis
tiveram o melhor desempenho com CTRs de 0,57% e 0,20%, respectivamente,
enquanto 6% dos banners expansíveis servidos tiveram sua expansão iniciada pelo
menos uma vez, com duração média de 179,1 segundos ou cerca de 3 minutos.
O volume analisado de impressões do
formato VAST foi grande o bastante para que entrasse no benchmark deste ano. As
peças tiveram boa performance, registrando um CTR de 4,59% e alcançando uma
taxa de visualização completa de 80,2%.
No geral, o relatório indica que a
crescente adoção do vídeo digital se reflete no crescimento dos formatos com
vídeo in-stream (VAST). Dessa vez, o desempenho das peças com vídeo foi grande
o suficiente para que elas fossem incluídas nas estatísticas de 23 países,
contra 16 no Benchmark anterior.
Viewability impulsiona CTR e conversão
Respondendo à demanda por uma maior
transparência nas métricas da mídia digital, a padronização do viewability
permitiria ao mercado mudar seu foco – das impressões servidas para as
impressões visualizáveis. Isso ajudaria os anunciantes a terem certeza de que
as peças serão exibidas dentro da área visualizável da tela e por um período
relevante.
“Antes da viewability, os anunciantes
não tinham uma maneira padronizada de determinar se seus anúncios tinham alguma
chance de serem vistos pelo consumidor”, conta Ricky Liversidge, diretor de
marketing da DG. O executivo ressalta que a adoção desse critério como uma
métrica padrão representa mais um passo para fornecer aos anunciantes todo o
conhecimento que precisam para executar e mensurar campanhas de sucesso.
Confirmando a força do novo critério,
o estudo mostrou ainda que as impressões sem viewability (aquelas que não
tinham chances de serem vistas pelo consumidor) apresentaram uma performance
muito inferior. Quando essas impressões de baixa qualidade foram eliminadas, o
desempenho aumentou drasticamente. Em nível global, o CTR de anúncios Rich
Media considerados visíveis foi 54,5% maior do que para aqueles que não
atendiam ao critério. As Taxas de Conversão Pós-clique dobraram.
Os formatos Rich Media com maior
visibilidade foram os floating ads, wallpaper ads e commercial breaks. Segundo
o relatório, isso indica formatos desse tipo, com alta interatividade e
persistência, são mais interessantes para marcas que usam o potencial de
visualização, como o Indicador-chave de Desempenho (KPI).
Para baixar o infográfico do estudo
“Viewability: Um Novo Olhar para o Engajamento” clique aqui
(http://bit.ly/11aWnpZ).
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COOP tem nova agência de comunicação
22/04/2013 - 16:00:00
A .R.E.F. Comunicação, de São Paulo, acaba de assumir a conta de
comunicação e marketing promocional da Coop,
considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, com sede em Santo
André, no ABC Paulista.
De acordo com Claudia Montini, coordenadora de Marketing da Coop, a mudança de
agência, após 20 anos, ocorreu num momento em que a Cooperativa entra numa nova
fase de modernidade com a ampliação e diversificação de negócios, tornando-a
multicanal. Além das 28 unidades de distribuição (autosserviço), a Coop também
opera com postos de combustíveis, drogarias externas e comércio eletrônico.
“O processo de escolha da nova agência
levou oito meses e contou com uma consultoria especializada na área. Foram
várias etapas, desde o kow how em varejo até a composição de cases e
apresentação de uma campanha. A empresa que melhor atendeu todos os quesitos
foi a .R.E.F.”, explica Claudia.
O trabalho da nova agência envolverá
planejamento e execução de campanhas promocionais e peças publicitárias, de
acordo com o calendário promocional e dos eventos já consagrados pela rede, como
o Mexa-se.
“A .R.E.F. está muito contente em ter
sido escolhida pela Coop e nosso time está entusiasmado para ir muito além do
esperado. Nosso trabalho será focado no desenvolvimento de estratégias e ações,
oferecendo uma visão ampla do mercado de varejo e supermercadista, além de
termos uma equipe dedicada a criar estratégias diferenciadas e exclusivas, indo
além das mídias tradicionais”, comemora Ricardo Calfat, diretor geral de
atendimento da .R.E.F..
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Shell lança site e campanha publicitária para celebrar seu centenário no Brasil
22/04/2013 - 15:00:00
Para comemorar seus 100 anos de
contínua atuação no país, a Shell acaba
de lançar um hotsite exclusivo. Além de conhecer um pouco mais sobre sua
história, contada década a década desde 1910, é possível descobrir quais serão
os grandes desafios da companhia nos próximos 100 anos e ler integralmente três
encartes especiais produzidos para a comemoração. A empresa preparou ainda uma
campanha publicitária para celebrar a data, com anúncios em TV, revistas e
jornais, outdoors, além de várias ações na internet. Toda a campanha é assinada
pela J. Walter Thompson. Acesse: http://www.shell.com/bra/aboutshell/centenary.html.
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Grupo Newcomm e Koch Tavares lançam agência de eventos esportivos
22/04/2013 - 14:00:00
New Match começa a operar este mês com
foco no mercado nacional e internacional. Nova operação terá como funções o
planejamento de eventos e a análise de patrocínios
O Grupo Newcomm e a Koch Tavares
lançam a agência de eventos esportivos New Match para aproveitar a eminência de
grandes eventos no país, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A empresa
começa a operar este mês com foco no mercado nacional e internacional. A nova
operação faz parte dos planos de expansão da Newcomm e terá como funções o planejamento
de eventos ligados ao esporte, análise de patrocínios e criação de soluções na
área alinhadas à estratégia de comunicação das marcas.
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Projeto expande percepção com atividade no escuro liderada por cegos
22/04/2013 - 13:00:00
Iniciativa
da Fundamento Social e da Fundação Dorina Nowill para Cegos
será
lançada durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013
Responsabilidade social, inovação e
empreendedorismo são as propostas da Fundamento
Social com o projeto “Ponto de
Vista”, que será apresentado ao mercado durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2013. A Fundamento Social é
uma divisão da Fundamento Comunicação Corporativa especializada em soluções
multidisciplinares de Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvido em
parceria com a Fundação Dorina Nowill
para Cegos, cuja missão é facilitar a inclusão social de pessoas cegas e
com baixa visão, e a consultoria da ONG alemã Dialogues in the Darak, o Projeto “Ponto de Vista” propõe uma
dinâmica em grupo em um ambiente totalmente escuro no qual pessoas com
deficiência visual são os guias.
“Mais do que a simples inversão de
papéis, nosso objetivo é que a retirada da visão leve os participantes a
interagir e se comunicar a partir de outros sentidos”, afirma Neuza Brossi,
diretora da Fundamento Social. Estudos indicam que 70% de nossa percepção de
mundo provêm da visão. “Abrir mão deste sentido coloca os participantes em uma
situação realmente desafiadora, no qual devem confrontar suas limitações. Este
exercício estimula o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em
equipe e liderança, além de promover o respeito à diversidade”, explica Brossi.
O papel dos instrutores com
deficiência visual é essencial na dinâmica. São eles os responsáveis por
conduzir os no ambiente totalmente escuro para a execução de atividades
cotidianas. “Sem a visão, a ida a uma feira, por exemplo, torna-se um desafio.
No entanto, com o auxílio dos guias e articulação do grupo é uma dificuldade
que pode ser superada, gerando uma vivência que é mais facilmente assimilada. O
benefício é duplo: gera empatia pela diversidade e desperta no individuou uma
consciência maior para os outros sentidos, ampliando a inteligência emocional”,
faz questão de ressaltar Brossi. A atividade é acompanhada também por um
psicólogo que avalia as atitudes dos participantes e oferece um feedback ao
final.
O Projeto “Ponto de Vista” é indicado
tanto para organizações sociais e educacionais como para empresas. “A
experiência no escuro propicia o desenvolvimento de capacidades empresariais
como liderança, gestão de risco, cooperação e inovação de uma forma orgânica.
Desenhamos o projeto de forma que ele possa ser adaptado às necessidades de
cada empresa, com a introdução de atividades específicas, mas mantendo o cerne
da proposta”, acrescenta Marta Dourado, sócia-diretora e fundadora da
Fundamento Comunicação Corporativa. O Projeto Ponto de Vista pode ser uma
importante ferramenta para departamentos de RH, Comunicação e Responsabilidade
Social para a sensibilização e aprimoramento de suas equipe na prática.
As primeiras sessões do Projeto “Ponto
de Vista” ocorrem no dia 23, paralelas ao Congresso Mega Brasil de Comunicação
2013. Com duração de 20 minutos, as sessões contarão com grupos de até 12
pessoas, previamente cadastradas. Para a imprensa, haverá uma sessão exclusiva
no dia 23/04, às 11h30. Confira abaixo a tabela de sessões para o público em
geral. As inscrições poderão ser feitas no próprio Congresso em uma mesa ao
lado dos auditórios ou pelo email pontodevista@fundamento.com.br,.
Serviço
Congresso Mega Brasil de Comunicação
2013
Data: 22 a 25 de abril de 2013
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho
Aguiar, 23
Horários Sessões Ponto de Vista
Dia 23
9h30 às 10 horas
10h30 – 11 horas
13 às 13h30
13h30 às 14 horas
16h30 às 17 horas
19 às 19h30
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Boxnet e Elemídia lançam novo produto no Congresso Mega Brasil de Comunicação
22/04/2013 - 12:00:00
Sala
VIP do congresso terá pré-lançamento da Sala de Situação
O 16ª
edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação que tem início amanhã (23/04)
e vai até o dia 25/04, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo,
contará com o pré-lançamento da Sala de Situação na Sala Vip do evento. O produto foi desenvolvido pela Boxnet – empresa do grupo Maxpress – em conjunto com a Elemídia Empresas, e reúne toda a
expertise da primeira de monitorar, classificar e oferecer conteúdo
informacional de interesse de organizações, à tecnologia dos monitores da
segunda.
Segundo Sérgio Franco, presidente da Boxnet, o objetivo da Sala de Situação
é diminuir o tempo de tomada de decisão de empresas frente a uma informação de
mercado sobre sua marca, seus produtos ou resultados financeiros. "É exponencial a velocidade com que
informações sobre você, sua marca ou
empresa circulam pelos mais diferentes veículos de comunicação, tradicionais ou
não. Com a Sala de Situação, pretendemos
municiar os gestores de comunicação de mais tecnologia para que seu público
interno tenha as informações tão rapidamente quanto sejam necessárias as ações
a serem tomadas para reforçar mensagens positivas ou fazer esclarecimentos
quanto a potenciais situações problemáticas", explicou.
Por trás do lançamento está a intenção
de o grupo Maxpress, parceiro de longa data da Mega Brasil e do Congresso Mega
Brasil de Comunicação, de acabar com o estigma de crise que existia no meio
corporativo. "Antigamente se falava em monitorar informações para resolver
uma situação de crise, mas o mercado corporativo já entendeu que o casamento da
tecnologia com a internet gerou um processo de engajamento maior e muito mais
veloz tornando cada dia um dia potencialmente de crise. Nosso produto vai
permitir aos gestores da Comunicação empresarial intervir muito mais
rapidamente ao que estiver acontecendo", complementou Franco.
O executivo ressalta que o Congresso
tem grande importância para os negócios da companhia. “Nossa participação no evento
é mostrar a “veia” inovadora das empresas do grupo, e sempre estarmos sensíveis
as mudanças deste mercado, oferecendo soluções inéditas”.
A Sala de Situação é modular e taylor
made. Partindo de quatro telas, pode chegar a 32, dependendo da necessidade de
cada organização. Sua apresentação será feita em primeira mão junto ao seleto
público que circulará pelo espaço, por onde passarão todos os painelistas e
palestrantes do evento, além de convidados especiais.
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Zero 11 lança sua primeira campanha para Phonak
22/04/2013 - 11:00:00
Ação
apresenta o Lyric, novo aparelho de audição da empresa
A Zero11
lança a sua primeira campanha para a Phonak,
cliente conquistado há algumas semanas pela agência de Rosana Ameixieira e Ailton
Godoy. A ação divulga o lançamento do Lyric, produto que promete criar
novos paradigmas no segmento de aparelhos auditivos, no qual a Phonak é líder
em tecnologia.
A campanha será lançada no dia 22 de
abril e contará com dois comerciais produzidos pela Guadalupe Filmes que serão
veiculados nos canais GNT, GloboNews, SporTV , SporTV 2 e Viva, todos da Globosat.
Os filmes mostrarão que, ao usar o Lyric, qualquer pessoa com problemas
auditivos pode ter uma vida plenamente ativa, seja no trabalho, na prática de
esportes, em atividades de lazer, como ir ao cinema, e estudar, porque além do
aparelho ser invisível pode ser usado por meses sem tirar, inclusive embaixo
d’água. Enfim, quem usar o Lyric tem um dia-dia normal como qualquer indivíduo
e pode até esquecer que usa aparelho auditivo. Além dos comerciais, anúncios
para mídia impressa completam o trabalho da Zero11 para o anunciante.
O primeiro comercial mostra uma mulher
de meia de idade que acaba de sair do banho, evidenciando que o Lyric também
pode ser usado nessa situação. Ela dialoga com o locutor e, durante a conversa,
revela-se que ela tem filhos, concilia o trabalho e a pós graduação e ainda faz
aulas de dança, o que prova que, mesmo com o problema de audição, é possível
ter uma vida agitada usando apenas o aparelho.
Já o segundo filme relata a vida de um
homem em seus 40 anos que pratica esportes – no caso o ciclismo – e mostra que
ele costuma ir ao cinema e tem vida social ativa. Ele também conversa com o locutor, mostrando
a facilidade de escutar que o Lyric proporciona. Com o conceito “faça de tudo e
esqueça que está usando”, a Zero11 vende de forma inusitada essa grande
novidade para o mercado.
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Usina de Notícias lança projeto 220v em 2013
22/04/2013 - 10:00:00
Dentro da celebração dos seus 10 anos
de história, que ocorrerá no dia 2 de outubro, a Usina de Notícias de Porto Alegre (RS) lança em 2013 o projeto Usina 220v. A iniciativa já
possui uma agenda programada de ações que visam o fortalecimento da marca, a
expansão da empresa e o reforço de posicionamento da agência no mercado gaúcho
de comunicação. A principal meta é aumentar os contratos nos clientes bases,
além da conquista de novas contas.
O Usina 220v é um projeto que engloba
ações de marketing externo e endomarketing. Dentro das atividades previstas,
está a mudança de sede, que está localizada na Avenida Benjamin Constant, 904,
em Porto Alegre. Também constam novos projetos de relacionamento com a imprensa
e o meio corporativo, a exemplo do “Usina Convida”, no qual parceiros dos meios
de comunicação são convidados para um bate-papo sobre mercado, pautas de
interesse e fluxo de informações. No âmbito interno, a novidade fica por conta
dos projetos “Gerador de Ideias” e “Energia Coletiva”.
Outra atividade importante que integra
o projeto está na associação da empresa à Amcham-Porto Alegre. A proposta é
ampliar o networking com participantes da Câmara Americana, adotar novas
práticas corporativas e capacitar os colaboradores da empresa. Além disso, a
Usina quer consolidar ainda mais as suas ações com a Rede Brasileira de Gestão
de Imagem (RBGI), na qual é a única agência gaúcha integrante.
Atualmente, a Usina de Notícias
oferece os serviços de planejamento em comunicação, assessoria de imprensa, produção
de conteúdo, monitoramento de mídias sociais, artes gráficas e publicidade.
Segundo a diretora da Usina de Notícias, Adriana Kühn, além de ser uma data
histórica, o ano de 2013 será marcado pela abertura de novos mercados para a
agência. “O mais importante é que o projeto 220v já ganhou a adesão de toda a
equipe, que está alinhada na busca por resultados. O time Usina projeta um ‘Ano
10’ para 2013”, destaca.
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S2Publicom é a nova assessoria de imprensa da Novartis Brasil
19/04/2013 - 16:00:00
Formado
por uma equipe exclusiva à farmacêutica suíça, o novo atendimento começou em
abril
A S2Publicom,
uma das cinco maiores agências de comunicação do Brasil, ampliou sua carteira
de clientes, que hoje reúne mais de 70 empresas e instituições. A chegada da Novartis Brasil reforça o núcleo de
saúde da agência, que hoje tem clientes como Bausch &Lomb e Hospital
Beneficência Portuguesa.
As divisões da farmacêutica suíça que
agora fazem parte do atendimento da S2Publicom são: Corporativo, Saúde Animal,
Vacinas, Oncologia e Farmacêutica (Oncologia e General Medicines). Para atender
a nova conta, foi criada uma equipe com dedicação exclusiva composta por sete
profissionais com experiência no mercado farmacêutico: Carolina Lobo, Renata
Penna Franca, Juliana Gilio, Roberta Garrido, Talita Gobbi, Amanda Novaretti e
Tatiana Vita.
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CDI é escolhida a agência de melhor qualidade e resultados
19/04/2013 - 15:00:00
A EMC,
empresa norte-americana de armazenamento e gerenciamento de informações, elegeu
o atendimento à imprensa da CDI como
o melhor em qualidade e em resultados entre as oito agências que atendem à sua
conta na América Latina. Os critérios usados pela empresa basearam-se em
análises de matérias e suas tecnologias veiculadas na imprensa, crescimento de
cobertura jornalística e metas alcançadas. A CDI começou a atender à EMC em
janeiro de 2012.
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