AQUI, NOTÍCIA QUENTE NÃO TEM HORA MARCADA. O JCC FAZ ATUALIZAÇÕES EM TEMPO REAL
MENU
Página Inicial
INSTITUCIONAL
Sobre a Mega Brasil
Nossos Eventos
Prêmio Personalidade
da Comunicação
Contatos
Anuncie Conosco
EDITORIAL
Vaivém
Tome Nota
Reporter JCC
Colunistas
Retratos A/Z
Sua Notícia
CULTURA
Jornais
Revistas
Leitura Dinâmica
Biblioteca Virtual
SERVIÇOS
Currículos Online
Ofereça uma Vaga
Vagas de Emprego
End. da Comunicação
Cursos / Prêmios
UTILIDADES
Links
Dúvida do Cerimonial
Clima
Transporte SP
Turismo SP
Localize-se SP
CEP
Busca
 

23 de novembro de 2006

8h30 às 9h30
Recepção e credenciamento dos participantes

9h30 às 11 horas
Mesa-Redonda: O Futuro da Imprensa e a Imprensa do Futuro
Convidados: Caio Túlio Costa, Diretor-Presidente de Operações de Internet da Brasil Telecom; Eduardo Tessler, Representante da Innovation Consulting Group, no Brasil; Wagner Barreira, Diretor de redação da Diretoria Secretaria Editorial da Abril, Matías M. Molina, Diretor de Análise e Informações Internacionais da CDN
Comentários
Eduardo Tessler: O jornalismo Print-a-Porter*
Não é preciso ter bola de cristal para imaginar o futuro da imprensa. Nada de grandes rotativas, de enormes redações, de jornalistas-artistas que varam a noite em busca do último furo.
A tecnologia fez da informação uma “commodity”. Todos os players têm a mesma informação ao mesmo tempo. Se diferencia quem souber refinar essa informação, transformá-la em conteúdo, dar um valor agregado. Opinião, contextualização, análise, “next”. É preciso ser original e criativo.
Como ficou muito difícil ser o melhor em tudo, o futuro da imprensa está na customização total e irrestrita. Cada um pode ler o seu próprio jornal. Esportes de O Globo, Economia do Valor, Política do Estadão, Opinião da Folha. O que parecia algo de sonho é hoje realidade. RSS é mais que uma sigla.
Cada um monta o seu jornal e imprime na sua impressora. Os jornais tradicionais precisam encontrar o seu caminho: compactos, práticos, com serviço e um algo a mais.
Na mesma esteira estão os conteúdos multimídia, a convergência e a interatividade. O jornalismo que entra pelos sete buracos da cabeça, que faz do leitor um protagonista ativo da informação.
Enfim, o jornalismo do futuro – um futuro não tão longe assim – é diferente do que temos, onde vence quem tiver qualidade.
* Expressão original de Thomaz Souto Correa

11 às 11h20
Coffee-break

11h20 às 12h30
APRESENTAÇÃO 1 – Coordenação: FSB Comunicações
Tema: Assessoria de imprensa, geração de fatos e criatividade: o caso Sofitel
Convidadas: Maria Claudia Bacci, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da FSB Comunicações, e Andrea Lie Iwamizu, Gerente de Atendimento da FSB Comunicações
Comentário
O trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas requer mais que notícia: a criatividade é fundamental para o sucesso da divulgação, sobretudo quando o produto “vende” comportamento e estilo de vida. Através da apresentação do trabalho realizado desde 2000 para os Hotéis Sofitel, a FSB mostra as bases de um trabalho criativo e inovador, que vai além dos tradicionais press-releases e aposta na geração de fatos para conquistar os espaços nobres da mídia.


12h30 às 14 horas
Almoço (não incluído)

14h às 15h10
APRESENTAÇÃO 2 – Coordenação: In Press Porter Novelli
Tema: Os Blogs viraram notícia
Convidado:Cristina Moretti, Sócia-Diretora da In Press Porter Novelli
Comentário
O crescimento das ferramentas tecnológicas de informação impõe mais um desafio às assessorias de comunicação. A grande mudança está nos novos canais, onde a informação corre livremente, quase sempre com o uso de tecnologia digital. São os blogs, os podcasts, as comunidades virtuais. Agora, além de gerarem notícias para essas novas mídias – eficazes canais de divulgação – as assessorias precisam antecipar-se à repercussão do conteúdo digital nas mídias tradicionais. Os blogs viraram notícia. A sócia-diretora da In Press Porter Novelli, Cristina Moretti, falará sobre o que a multinacional tem feito para proteger a reputação das empresas e seus produtos nesse ambiente: das ferramentas de monitoramento às estratégias de gestão da informação.

15h10 às 15h20
Intervalo Técnico

15h20 às 16h30
APRESENTAÇÃO 3 – Coordenação: S2 Comunicação Integrada
Tema: O papel estratégico da Imprensa no lançamento de produto - O case do lançamento da Cerveja Sol
Convidados: José Luiz Schiavoni, Sócio-Fundador da S2 Comunicação Integrada, e Alessandra Fonseca, Diretora da S2 Comunicação Integrada
Comentário
A cobertura da mídia espontânea é cada vez mais importante para construção da imagem de uma marca. Sendo a imprensa brasileira imparcial e isenta, o tratamento dado pela mídia a cada produto influencia diretamente a percepção do consumidor. A apresentação “O Papel Estratégico da Imprensa no Lançamento de Produto”, explora este tema a partir da estratégia utilizada no recente lançamento da cerveja Sol, marca da FEMSA Cerveja Brasil.

16h30 às 16h50
Coffee-break

16h50 às 18 horas
APRESENTAÇÃO 4
– Coordenação: Fundamento Comunicação
Tema: Derrubando tabus, o caso Cymbalta: estratégias inovadoras para a imprensa no desafio de educar a população sobre a depressão
Convidado:Andréa Guardabassi – Gerente da Unidade de Negócios de Saúde da Fundamento Comunicação Empresarial, e Silvia Moraes, Gerente de Grupo de Produtos Sistema Nervoso Central - Boehringer Ingelheim do Brasil
Comentário
Ações de suporte à campanha global da Federação Mundial para Saúde Mental, workshops educativos, parcerias com ONGs, press tours internacionais e até mesmo um monólogo teatral. Conheça as estratégias criativas de imprensa desenvolvidas pela Fundamento para Cymbalta®, primeiro produto a tratar conjuntamente sintomas físicos e emocionais da depressão. 17 milhões de pessoas sofrem de depressão no Brasil, mas os índices de diagnóstico ainda são baixos. Muitos médicos não associam depressão a dores inexplicáveis. Soma-se a isso a rigorosa regulamentação para a divulgação de medicamentos e terapias para o público em geral. As ações de comunicação ajudaram a posicionar o medicamento junto à classe médica e a aumentar a conscientização da população sobre sintomas e tratamentos.