29/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
O novo profissional de PR
28/10/2008 - 09:25:16
POR FERNANDA MANIERO E VERA IMAKUMA

Bob Lutz, um dos mais conhecidos executivos da indústria automobilística e que ganhou projeção devido à sua ativa participação no Fastlane, o blog da GM (exemplo bem-sucedido de blog corporativo), abriu o segundo dia de trabalho do congresso internacional da PRSA, a Public Relations Society of America, a maior entidade que abriga profissionais de comunicação corporativa do mundo.
Os mais de 3.000 profissionais presentes na conferência estavam ansiosos por conhecer as dicas do executivo sobre o sucesso do blog da GM. “Abertura, transparência e informações precisas são chave para criar conexão (...) comunicar é conectar, é criar o elo que facilita o entendimento da mensagem para o seu público”, disse Bob Lutz para uma platéia extremamente participativa.
Para Bob, a característica essencial do profissional de PR é ter um genuíno desejo de se comunicar. O restante são habilidades que podem ser aprendidas, mas a paixão pela profissão tem que ser natural. Extremamente crítico com a qualidade do trabalho de comunicação, Bob convidou os profissionais presentes na conferência a evoluírem e se adequarem, conforme as mudanças de cenário.
Penelope Trunk também abordou as características dos novos profissionais.
Empresária de sucesso, porta-voz da Geração Y (aquela que já foi criada no ambiente das novas tecnologias), colunista do Boston Globe e autora do livro ‘Brazen Careerist: New Rules for Success', Penelope mostrou como os jovens profissionais estão quebrando as bases do mundo de negócios e procurando por novas maneiras de alcançar seus objetivos de carreira. As pessoas podem ter hoje mais controle sobre sua vida profissional e coisas que eram mal vistas antigamente, como trocar de emprego com frequência, hoje são aceitáveis, e até saudáveis, para a construção de networking.
Relacionamentos no mundo atual são importantes em qualquer esfera, seja ela off-line ou on-line. Por isso, a palestra ‘O estrategista e a rede social’ enfatizou a importância das agências incluírem seus clientes nas redes sociais. É provável que a empresa receba comentários negativos, mas esses são riscos que precisam ser assumidos. Afinal, cada vez mais, os blogs estão pautando as mídias tradicionais.
Já as palestras `O novo cenário de comunicação: o que funciona e o que não funciona’ e ‘Viva digitalmente’ afirmaram que, para estar presente no meio digital, o profissional de PR deve fazer o que sempre fez: estudar a linguagem e a mensagem mais adequada, de acordo com o perfil do público-alvo. No caso da internet, é possível pesquisar em ferramentas como o Google Analytics as palavras-chave mais buscadas pelo consumidor em relação a determinado produto ou serviço. E usar estas mesmas palavras em releases ‘virtuais’ para criar a tal conexão com o internauta.
Ainda que as ferramentas sejam as mesmas, a criatividade é atributo fundamental para o trabalho de comunicação, segundo a palestra ‘
Maestria em marketing de inovação – Criatividade em ação’. Entre as recomendações dadas pelo palestrante, especialista em inovação, estão atitudes como ser curioso, questionador, tomar riscos, ter vontade de aprender e gostar de descobrir.
A comunicação tradicional também teve espaço na agenda do congresso. A crise financeira e econômica preocupa empresas e organizações e, por isso, a palestra “O quão à prova de bala é seu plano de crises?” foi uma das mais procuradas do dia. Do planejamento ao treinamento, foram apresentados todos os passos para a criação de um efetivo plano de gerenciamento de crises.
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