28/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Coleção Aplauso comemora resgate do cenário cultural brasileiro
29/10/2008 - 12:28:59
POR NETO ALMEIDA

As biografias de Walmor Chagas, Joana Fomm, Sonia Guedes, Lolita Rodrigues, Louise Cardoso, Geórgia Gomide, Celso Nunes, Regina Braga, Orlando Senna, Ivan Cardoso, Mauro Alice e Agostinho Martins Pereira estão entre os 31 títulos que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lançou pela Coleção Aplauso na última terça-feira (28/10), no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 4º andar), durante a 32º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Com 157 títulos já lançados, a coleção traça o perfil de dramaturgos, atores, atrizes e diretores de televisão, cinema e teatro, também publica roteiros cinematográficos e peças de teatro.
Na festa de lançamento, já tradicional durante a Mostra de Cinema, atores, autores, diretores e convidados foram recebidos por Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da Aplauso.
“O projeto começou em 2004, no começo foi interessante porque as pessoas achavam que nós iríamos lançar alguns títulos e o projeto iria morrer, já que o Brasil tem um sério problema com o resgate de memória. Nós não temos um projeto que fale sobre a nossa memória, a nossa cultura. Hoje, o grande mérito da coleção Aplauso é fazer um resgate de atores que fizeram teatro, televisão e cinema, além de dar continuidade e divulgação do projeto”, comentou Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.
O crítico e comentarista Rubens Ewald Filho, coordenador da coleção, falou sobre o projeto. “A classe teatral particularmente era uma classe que vinha se perdendo muito, porque o teatro é efêmero. Então nós montamos a coleção em cima de cinema, teatro e aos poucos estamos entrando na dança”, explicou o coordenador da coleção.
Na Série Perfil, a atriz Regina Braga foi homenageada pela autora Marta Góes. O livro “Talento é um Aprendizado” conta a trajetória da atriz que já atuou em novelas como Por Amor e Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Quando criança, Regina Braga julgava o talento um dom inato: ou a pessoa tinha talento, ou não tinha. Demorou algum tempo para que ela entendesse que o talento, a exemplo de outros atributos, precisa ser desenvolvido, trabalhado, enriquecido.
“Para mim foi uma delícia fazer esse livro. Quando a coleção me convidou, eles me deram total liberdade para sugerir e escolher a autora do livro. Eu escolhi a Marta Góes e adorei fazer esse livro, contar as experiências de trabalho e o resultado ficou ótimo. Sinto que ficou como eu queria”, afirmou a atriz Regina Braga.
Hubert Alquerés também comentou sobre os próximos projetos da Imprensa Oficial. “A Aplauso vai lançar agora a Fernanda Montenegro. E por conta dessa biografia a Coleção Aplauso vai promover um grande lançamento com ela”.
Os lançamentos da Coleção Aplauso custam R$ 15,00 (formato de bolso) e R$ 30,00 (especiais) e podem ser adquiridos nas livrarias ou pelo site www.imprensaoficial.com.br.

Lista de lançamentos:

Série Especial
Walmor Chagas - Ensaio Aberto para Um Homem Indignado (Djalma Limongi Batista)
Série Cinema Brasil
Agostinho Martins Pereira – O Idealista (Maximo Barro)
Antonio Carlos da Fontoura – Espelho da Alma (Rodrigo Murat)
Geraldo Moraes – O Cineasta do Interior (Klecius Henrique)
Ivan Cardoso – O Mestre do Terrir (Remier Lion Rocha)
Mauro Alice – Um Operário do Filme (Sheila Schvarzman)
Miguel Borges – Um Lobisomem Sai das Sombras (Antônio Leão da Silva Neto)
Orlando Senna – O Homem da Montanha (Hermes Leal)
Vladimir Carvalho – Pedras da Lua e Pelejas no Planalto (Carlos Alberto Mattos)
José Antonio Garcia – Cinema da Alma Feminina (Marcel Nadale)
Série Perfil
Arllete Montenegro – Fé, Amor e Emoção (Alfredo Sternheim)
Geórgia Gomide – Uma atriz brasileira (Eliana Pace)
Isabel Ribeiro – Iluminada (Luís Sergio Lima e Silva)
Joana Fomm – Minha História é Viver (Vilmar Ledesma)
Lolita Rodrigues – De Carne e Osso (Eliana Castro)
Louise Cardoso – A mulher do Barbosa (Vilmar Ledesma)
Regina Braga – Talento é um Aprendizado (Marta Goés)
Sônia Guedes – Chá das Cinco (Adélia Nicolete)
Vera Nunes – Raro Talento (Eliana Pace)
Série Teatro Brasil
Celso Nunes – Sem Amarras (Eliana Rocha)
Roteiros
Fim de Linha, Estômago, Cidade dos Homens, Batismo de Sangue, Onde andará Dulce Veiga?, Os 12 Trabalhos, O Ano em que meus pais saíram de férias, Chega de Saudade, O Céu de Suely, Quanto Vale ou é por Quilo, Não por acaso.

Busca