26/04/2024

Clique aqui para ler a coluna Responsabilidade Social e Ética, o artigo Vestir azul, por Lucila Cano.

 
Rivaldo Chinem
As idéias expressas pelo autor não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal da Comunicação e seus editores.

Rivaldo Chinem

Colunista no Jornal da Comunicação Corporativa com a coluna “O dia-a-dia das assessorias de comunicação”.
Ministrou cursos de comunicação na Aberje, Sebrae, ADVB e USP, sobre como se relacionar  melhor com a mídia e sobre assessoria de imprensa na pós-graduação na Faculdade Metodista de Piracicaba e no Cogeae/PUC-SP.
Autor dos livros: “Terror Policial” com Tim Lopes (Global), “Sentença –  Padres e Posseiros do Araguaia” (Paz e Terra), “Imprensa Alternativa –  Jornalismo de Oposição e Inovação” (Ática), “Marketing e Divulgação da  Pequena Empresa” (Senac) na 5ª. edição, “Assessoria de Imprensa – como  fazer” (Summus) na 3ª. edição, “Jornalismo de Guerrilha – a imprensa  alternativa brasileira da censura à Internet” editora Disal, “Comunicação  empresarial – teoria e o dia-a-dia das Assessorias de Comunicação” , editora Horizonte, “Introdução à comunicação empresarial”, editora Saraiva  e “Comunicação Corporativa” editora Escala com prefácio de Heródoto Barbeiro.
Trabalhou como repórter na Folha de S. Paulo, revista Veja, jornal O Estado de S. Paulo, colaborou na imprensa alternativa (Opinião, Movimento, Versus e Repórter); editou o jornalismo da TV Gazeta, da rádio Tupi e apresentou o programa  “Imprensa e Comunicação em Debate” na rádio Bandeirantes.
Foi colunista da Agência Estado com “Leitura do empresário” e, na Internet,  do site Topnegócios, Portal Terra, com “Marketing Empresarial”.
Prestou assessoria de comunicação para multinacionais, associações de classe, empresários, políticos em São Paulo e em Brasília, governo e embaixada.



Rivaldo Chinem Fale Comigo Artigos Anteriores
Busca