|
|
As idéias expressas pelo autor não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal da Comunicação e seus editores. |
Rivaldo Chinem
Colunista no Jornal da Comunicação
Corporativa com a coluna “O dia-a-dia das assessorias de comunicação”.
Ministrou cursos de comunicação na Aberje, Sebrae, ADVB e USP, sobre como se
relacionar melhor com a mídia e sobre
assessoria de imprensa na pós-graduação na Faculdade Metodista de Piracicaba e
no Cogeae/PUC-SP.
Autor dos livros: “Terror Policial” com Tim Lopes (Global), “Sentença – Padres e Posseiros do Araguaia” (Paz e Terra),
“Imprensa Alternativa – Jornalismo de
Oposição e Inovação” (Ática), “Marketing e Divulgação da Pequena Empresa” (Senac) na 5ª. edição,
“Assessoria de Imprensa – como fazer”
(Summus) na 3ª. edição, “Jornalismo de Guerrilha – a imprensa alternativa brasileira da censura à Internet”
editora Disal, “Comunicação empresarial
– teoria e o dia-a-dia das Assessorias de Comunicação” , editora Horizonte,
“Introdução à comunicação empresarial”, editora Saraiva e “Comunicação Corporativa” editora Escala com
prefácio de Heródoto Barbeiro.
Trabalhou como repórter na Folha de S. Paulo, revista Veja, jornal O Estado de
S. Paulo, colaborou na imprensa alternativa (Opinião, Movimento, Versus e
Repórter); editou o jornalismo da TV Gazeta, da rádio Tupi e apresentou o
programa “Imprensa e Comunicação em
Debate” na rádio Bandeirantes.
Foi colunista da Agência Estado com “Leitura do empresário” e, na Internet, do site Topnegócios, Portal Terra, com
“Marketing Empresarial”.
Prestou assessoria de comunicação para multinacionais, associações de classe,
empresários, políticos em São Paulo e em Brasília, governo e embaixada.
|
|
|
|
|
|